O relator da CPMI do INSS, o deputado Alfredo Gaspar, abriu o interrogatório ao advogado Eric Fidelis, afirmando que o pai dele, o ex-diretor do INSS, André Fidelis, havia acabado de ser preso pela Polícia Federal. O momento rapidamente viralizou nos principais veículos de comunicação do Brasil.
André Fidelis foi diretor de benefícios do INSS e foi um dos alvos da nova fase da Operação Sem Desconto, deflagrada nesta quinta-feira (13). Além de informar a prisão, Alfredo Gaspar ainda disse que Eric poderia ajudar ao pai. Assista ao vídeo acima:
“Depoente, eu quero lamentar e lhe informar: o seu pai acaba de ser preso. Nós o convidamos e o convocamos aqui duas vezes. O senhor André Fidelis mandou atestado dizendo que estava internado e fugiu desta CPMI. Se ele tivesse vindo prestar esclarecimento, talvez não fosse preso, mas hoje foi preso. E isso, para ele, significa, senhor Eric Fidelis, que a jornada de cadeia vai ser muito longa”, falou Gaspar.
“O que pode interromper esse percurso e contar com a ajuda da CPMI é a sua ajuda, como depoente, esclarecendo os fatos. O senhor André Fidelis está hoje na cadeia, porque muito do que foi imputado a ele passa pelo senhor. Eu, como filho – e o senhor, como filho -, preferiria entregar a minha cabeça à do meu pai, que hoje está no céu. Então, acho que é uma obrigação de filho assumir as responsabilidades que detém”.
Operação Sem Desconto
Segundo a investigação da Polícia Federal, o lobista Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS“, pagou 1,46 milhão de reais a André Fidelis.
Na nova fase da Operação Sem Desconto, foram alvos também o ex-presidente do INSS Alessandro Stefanutto e o deputado estadual maranhense Edson Araújo (PSB). O primeiro foi preso, e o segundo passou a usar tornozeleira eletrônica.
As determinações foram do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF).