Dezenove brasileiros deportados dos Estados Unidos entre fevereiro e julho deste ano foram presos pela Polícia Federal após desembarcarem no Brasil.
A noticia é de ELIJONAS MAIA. O levantamento da CNN com base nas informações do Ministério dos Direitos Humanos e da Polícia Federal aponta que os meses com mais prisões foram julho e março, com seis em cada; e houve cinco em maio e dois em fevereiro (tabela completa abaixo).
O governo não revela os motivos de todas as prisões, mas a reportagem apurou que, em alguns casos, os cidadãos eram procurados por crimes como roubo e agenciamento de imigração. Um deles, preso em 21 de fevereiro, constava na Difusão Vermelha da Interpol como foragido internacional.
Até agora, o Brasil recebeu 1.149 repatriados. O último voo dos Estados Unidos chegou ao Brasil na última sexta-feira (4) e não houve outro esta semana.
A deportação em massa de estrangeiros sem documentos em solo estadunidense é uma política do novo governo de Donald Trump, que fez dessa premissa como plataforma de campanha eleitoral. No primeiro voo ao Brasil, cidadãos foram algemados nas mãos e nos pés, o que gerou revolta do governo brasileiro, forçando-o a fazer operação de acolhimento na recepção e mudança de local, agora os aviões pousando em Fortaleza e já sendo retiradas as algemas.
Minas Gerais foi o estado que mais recebeu repatriados até o momento, segundo dados do Ministério dos Direitos Humanos, seguido de Rondônia, São Paulo, Goiás e Pará.
O levantamento aponta que mais de 70% trabalhavam mais de oito horas por dia em contextos muitas vezes precarizados.