Os preços do petróleo dispararam nesta segunda-feira (18), em meio à nova troca de ameaças entre Estados Unidos e Irã. A informação é do O Antagosnista.
Referência internacional, o petróleo Brent subiu 1,9%, atingindo 111,31 dólares por barril.
Antes do início da guerra, a commodity era negociada a 70 dólares o barril.
Com alta de quase 1,3%, o petróleo West Texas Intermediate (WTI) bateu em 103 dólares o barril.
Troca de ameaças
O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou no domingo, 17, que que o Irã deve se mexer rápido “ou não sobrará nada deles”.
“Para o Irã, o tempo está passando, e é melhor eles se mexerem, RÁPIDO, ou não sobra nada deles. O TEMPO É ESSENCIAL!”, escreveu Trump na rede Truth Social.
À imprensa estatal iraniana, Mohsen Rezai, conselheiro militar do aiatolá Mojtaba Khamenei, ameaçou as Forças Armadas dos EUA a encerrarem o bloqueio naval no Estreito de Ormuz “antes que o Mar de Omã se torne seu cemitério”.
“Embora Trump possa não entender que um bloqueio é uma continuação da guerra, as forças armadas do mundo sabem disso; apenas o campo de batalha permaneceu em silêncio”, acrescentou.
Segundo Rezai, as forças iranianas estão prontas para a ação.
“O Exército e o Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica ficaram na frente dos americanos, e um dos três navios americanos foi severamente danificado pelo fogo de nossos mísseis”, disse.
“Nossas Forças Armadas estão prontas para a ação e, ao mesmo tempo, a diplomacia continua. O Irã leva a diplomacia e as negociações a sério, mas leva ainda mais a sério lidar com o agressor”, acrescentou.
Acordo
Em entrevista à revista Fortune, divulgada nesta segunda-feira, 18, Trump disse que o Irã está “morrendo de vontade de assinar um acordo”.
“Eles gritam o tempo todo. Posso afirmar uma coisa: eles estão loucos para fechar um acordo. Mas eles fecham o acordo e depois enviam um documento que não tem nada a ver com o acordo feito. Eu digo: ‘Vocês estão malucos?'”