Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1920x350px.gif

Brasil

Megaoperação contra o CV deixa países da América do Sul em alerta com fronteiras

BULRICH.PNG

A megaoperação policial realizada no Rio de Janeiro nesta terça-feira (28) provocou uma onda de repercussões em toda a América do Sul. Com mais de 120 mortos confirmados, o ataque das forças de segurança contra o Comando Vermelho (CV) gerou medidas emergenciais nos países vizinhos, que temem uma fuga em massa de criminosos brasileiros.

A noticia é do portal R7. Argentina, Paraguai e Uruguai reforçaram as fiscalizações e colocaram em alerta os principais pontos de fronteira com o Brasil.

Na Argentina, o governo de Javier Milei reagiu rapidamente. A ministra da Segurança, Patricia Bullrich, anunciou “alerta máximo” nas fronteiras e determinou inspeções rigorosas em cidadãos brasileiros que ingressarem no país. “Significa olhar com quatro olhos para os brasileiros que chegam”, afirmou.

Bullrich também informou que o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital (PCC) foram incluídos no Registro de Pessoas e Entidades Vinculadas a Atos de Terrorismo (Repet), passando a ser oficialmente reconhecidos como organizações narcoterroristas.

A ministra acrescentou que mais de 40 brasileiros ligados a facções estão detidos em prisões argentinas, todos sob regime de isolamento e vigilância especial. Em nota, ela orientou que agentes de fronteira recebam manuais de reconhecimento de tatuagens e símbolos usados por essas organizações. “Não podemos permitir que criminosos cruzem a fronteira disfarçados de turistas”, declarou.

O Paraguai seguiu o mesmo caminho. O vice-ministro da Segurança Interna, Óscar Pereira, afirmou que o país intensificará os controles migratórios e alfandegários nas cidades que fazem divisa com o Brasil, especialmente na região da Tríplice Fronteira. Haverá atuação conjunta entre a Polícia Nacional, o departamento de imigração e o Comando Tripartite, formado também por Brasil e Argentina.

No Uruguai, o Ministério do Interior informou que “monitora atentamente” a situação na fronteira norte e que “atuará em consequência”. 

Após a operação policial que deixou 121 mortos nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, quatro consulados estrangeiros emitiram alertas de segurança a seus cidadãos.

Quatro consulados estrangeiros emitiram alertas de segurança a seus cidadãos após a megaoperação policial no Rio. As representações da Alemanha, França, México e Estados Unidos publicaram mensagens nas redes sociais pedindo cautela e atenção às atualizações oficiais sobre a situação na cidade.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado