O governo federal vai liberar nesta quarta-feira (15) um lote extra do abono salarial Pis/Pasep. O benefício deve contemplar 1.640.201 trabalhadores que tiveram atraso nos dados enviados pelos empregadores. Com informações do Metrópoles.
O montante será de R$ 1,5 bilhão, disponível para saque até 29 de dezembro de 2025. O lote extra foi autorizado por meio da Resolução Codefat/MTE nº 1.013/2025.
O abono é uma espécie de “14º salário” pago a quem trabalhou com carteira assinada e recebeu até dois salários mínimos mensais no ano-base. O valor pode chegar a R$ 1.518, equivalente a um salário mínimo, e varia conforme o número de meses trabalhados.
Quem tem direito ao lote extra
De acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o pagamento é destinado a quem:
- teve carteira assinada por, no mínimo, 30 dias em 2023;
- recebeu até dois salários mínimos por mês, em média, no ano-base 2023;
- está inscrito no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos;
- teve os dados corrigidos pelos empregadores no sistema eSocial ou Rais até junho deste ano.
Como consultar o valor
- O banco que receberá, a data e o valor estarão disponíveis para consulta no aplicativo Carteira de Trabalho Digital e no portal gov.br;
- Clique em “Benefícios”, depois em “Abono Salarial”. A tela irá informar se o trabalhador está apto a receber o benefício.
Qual valor o trabalhador receberá
- O número é proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base em questão.
- Corresponde ao valor atual do salário-mínimo dividido por 12 e multiplicado pela quantidade de meses trabalhados no ano-base.
Como receber o pagamento
- Quem tem conta-corrente ou poupança na Caixa Econômica Federal recebe o abono automaticamente;
- Há a opção de saque com o cartão social e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e Caixa Aqui; e
- Se o trabalhador não tiver o cartão social, basta se apresentar em qualquer agência da Caixa com um documento de identificação.
E no caso do Pasep?
- Nesse caso, os depósitos são feitos pelo Banco do Brasil. O pagamento irá direto para a conta como crédito, transferência via TED, via PIX, ou presencialmente nas agências do banco.