O governo federal já decretou 22 vezes operações GLO (Garantia da Lei e da Ordem) no estado do Rio de Janeiro desde 1992. Os dados são de levantamento feito pelo R7 Planalto com o Ministério da Defesa.
A noticia é de EDIS HENRIQUE PERES. Segundo as informações, desde a década de 1990, foram decretadas 11 GLOs devido a eventos sediados no estado carioca, 10 devido a violência urbana e um classificado pelo Ministério da Defesa como outros.
O último decreto GLO ocorreu devido a reunião da Cúpula do Brics em julho deste ano. O tema do uso da Garantia da Lei e da Ordem voltou à discussão após operação no Rio de Janeiro que deixou pelo menos 120 mortes.
O governador Cláudio Castro teria pedido apoio de blindados, mas não solicitou a decretação da GLO, que seria requisito para a atuação do governo federal.
Na última reunião realizada ontem com Lula e ministros, para definir a estratégia de apoio após a operação do governador carioca, o tema da GLO não foi discutido.
Interlocutores do governo afirmaram que Lula não vai trabalhar com hipóteses, e que a alternativa de decretar uma GLO no Rio só será avaliada com o pedido do próprio governador.