Os meias que desaparecem

O meu assunto mais comprido hoje é sobre meia no nosso futebol. Aquele jogador clássico, estilista, de bom passe, que pensa o jogo, diferenciado e que decide jogos num lance. No Brasil, hoje, o Breno Bidon (foto), o Garro, o Ganso (foto principal), Matheus Pereira, José Aldo e existem mais alguns, escondidos porque os treinadores não colocam para jogar, posso até citar o Dodô, do Náutico e, aqui em Natal, o Alisson Tadei, do América. Pode prestar atenção, esses caras criativos quase sempre são sacados quando as equipes estão ganhando. Eles cedem lugar a brucutus de marcação para garantir o resultado, essa é a tônica. Isso é teoria doida, da minha cabeça, entendam. Agindo assim, os treinadores vão, aos poucos, castrando talentos, fazendo-os arriscar menos e por tabela, cobrados que são, passam a marcar mais. E quem não faz isso perde espaço. Vejam o exemplo de Ganso, no Flu, do Renato Augusto que teve que parar, e até mesmo o Marcelo, ala/meia, cracaço que ainda tinha muito para dar, pendurou as chuteiras por conta de um retranqueiro. Trazendo para o nosso futebol, cito o Tadei, pouco aproveitado, e o Lima, meias de ABC e América. E ainda dentro desse tema, talvez tenhamos uma seleção na Copa sem um meia de verdade.
Aruá, melhor, e artilheiro

Alexandre Aruá, o homem da cambalhota, além de maior destaque de nosso Campeonato Potiguar até agora, disparado, melhor em articulação de jogadas, passes, participações e movimentação, é também o artilheiro ao lado de Paulinho, do QFC, com quatro gols marcados. Seu último gol foi irregular, mas ele não tem nada a ver com isso e ganhou registro. Leonardo Tiba, do Santa Cruz, Igor Bahia e Edson, ambos do ABC, vêm logo atrás com três gols cada um.
Lucas Rodrigues está fora
Acometido de uma contratura muscular de grau 1, no adutor da coxa, o bom zagueiro Lucas Rodrigues, destaque rubro desde o ano passado, desfalca o América no duro compromisso contra o Potiguar de Mossoró, nesta quarta-feira, no estádio Fião, em mais uma partida decisiva para o time rubro, já que tem que vencer seus próximos compromissos. Qual será a opção do Ranielle Ribeiro? Normal que seja o Renzo, pois não creio que ele repita o deslocamente de Copetti, como fez na partida passada contra o QFC.
Henrique voltou a sentir

Essa é uma notícia terrível. O menino Henrique, craque de bola, que seria de fundamental importância na temporada, voltou a sentir o joelho cirurgiado e vai passar por novo procedimento, devendo ficar mais três meses fora dos gramados. Não vou culpar ninguém, mas como é difícil a vida dos jovens valores da base de nosso futebol, em todos os sentidos.
Me parecem ex em atividade
Ainda de América, pode ser que me chamem de irresponsável, e juro, torço para estar errado, pois nada tenho contra Ricardo Lopes, o Tanque, Copetti ou Galván, mas fico me perguntando quais os critérios de contratação, pois a impressão passada até agora são de jogadores que não têm a mínima condição de vestir a camisa do América. Com uma ressalva ao Galván, que jogou poucos minutos, mais...!?
Primeira instância julga
O Tribunal de Justiça Desportiva da FNF já definiu . O julgamento do América e do Potyguar Seridoense, clubes que perderam pontos por suposta utilização de jogadores irregulares, será nesta quinta-feira, pela 1ª Comissão Disciplinar. Depois será a vez do Pleno, e na sequência, caso haja recurso, provavelmente vai haver, desceremos no mapa até o STJD, na sua sede no Rio de Janeiro. No final dessa primeira fase, nosso Campeonato, é quase certo, vai ter uma parada esperando as decisões para não ter que voltar tudo de novo após o desfecho do caso.
Centésimo gol de Wallyson

Normalíssimo os exageros da mídia abecedista supervalorizando o gol 100 de Wallyson, assim como o treinador Marcelo Chamusca que "puxou a sardinha para a sua brasa" que ele não é bobo, também inflando nos elogios ao Mago que, reconheço, fez um bom jogo. Não uma espetacular atuação, mas jogando simples, procurando ser vertical e acertando as decisões. Todo merecimento pelo feito, mas tentar fazer dele o "10" que falta ao ABC é um erro. Wallyson hoje é um jogador para ser utilizado como foi no sábado, em Currais Novos.
Juliano Fabro, na mira

Juliano Fabro, meia. ambidestro, mais para destro, pelo que vi, atualmente no Sergipe, onde em cinco partidas marcou três gols e deu uma assistência, estaria no radar do ABC. Informação do nosso Renan Silva, durante o Jogo Rápido desta segunda-feira. Ele tem 27 anos, nunca jogou fora do Brasil, o que justificaria nunca ter ouvido falar nele, mas é cria do Inter e já rodou muito aos seus 27 anos. Na base, teve passagem na Seleção Brasileira. Depois do Inter, andou no Oeste, Avaí, São Joseense, Guarani/SC, Resende, GE Brasil, Resende e esta temporada no Sergipe. Pelo que pude ver ele é destaque do Jipão, será que sai?
Sai Marchiori e entra Cabo
Após a derrota para o Inter por 1 a 0 no Centenário, pela última rodada da fase de grupos do Gauchão, o Caxias anunciou a saída do técnico Fernando Marchiori, que pediu para sair. Marcelo Cabo, ex-Vasco, Santa Cruz e Atlético-GO, entre outros, será o novo treinador grená. O ex-ABC de triste lembrança foi para o XV de Piracicaba, fico sem entender como esse povo se emprega com tanta facilidade. Marcelo Cabo, outro do mesmo nível, já foi contratado. Na matéria da contratação, destaques para as conquistas de Cabo, mas não fala que ele foi "escorraçado" pela torcida do Santa, praticamente.
Cai Treinador e Pastana

Após a goleada sofrida diante do Campinense por 4 a 1, no último sábado (31), o técnico Bernardo Franco e o diretor de futebol Rodrigo Pastana foram demitidos do Botafogo?PB. O Franco é o quinto treinador demitido pela SAF do Belo, desde o ano passado - João Burse, Antônio Carlos Zago, Márcio Fernandes e Evaristo Piza. E esse Pastana, como esse cara ainda consegue se empregar com tanta coisa negativa no seu rastro?
VAR light oferecido
Começo de temporada, recebi essa informação, foi oferecido um VAR light à nossa FNF. Claro, se a entidade negar, vou, claro, fazer o registro. Essa aparelhagem viria sem custos e a despesa seria restrita ao quarteto que trabalharia nos jogos, acréscimo ao quarteto normal. Para todos os jogos? Não, mas pelo menos a todos a partir de agora em que estejam envolvidos América e Globo que travam luta contra o rebaixamento.