Por pouco, o Brasil não perde uma das esperanças de medalha nas Olimpíadas de Inverno de Milão-Cortina, cuja abertura acontecerá nesta sexta-feira, na Itália. Top 10 do ranking mundial do snowboard halfpipe, Pat Burgener sofreu uma queda forte durante treinamento, em Laax, na Suíça. Ele foi levado para um hospital local para realizar exames, mas foi liberado e voltará às atividades normais.
A informação é do ge. De acordo com a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN), Pat está bem e tudo segue normal na programação dele para disputar o snowboard halfpipe olímpico, que ocorrerá entre os dias 11 e 13, em Livigno.
O acidente ocorreu quando Pat tentou encaixar um triple cork, manobra de alto grau de dificuldade do snowboard que envolve três inversões (mortal fora do eixo) e múltiplas rotações (1440 ou 1620 graus).
- Acabei no hospital depois de tentar um switch backside triple cork. Com certeza uma das quedas mais pesadas que já tive. Sou imensamente grato à equipe médica incrível, ao meu treinador por estar sempre do meu lado e à minha família por todo o apoio. Já estou saindo andando, me sentindo muito bem e voltando ao foco total para as Olimpíadas em poucos dias - escreveu Pat em suas redes sociais.
Grande nome do Brasil no snowboard halfpipe, Pat Burgener colocou o seu nome na história do esporte brasileiro ao conquistar, no último dia 4 de janeiro, a medalha de bronze na etapa de Calgary, no Canadá, da Copa do Mundo de snowboard halfpipe. Foi o primeiro pódio do Brasil em todos os tempos na competição.
Nascido na Suíça e filho de mãe brasileira, Pat, de 31 anos, ganhou medalhas de bronze nos Mundiais de Snowboard de 2017 e 2019, quando representava a Suíça. Ele também foi quinto colocado nas Olimpíadas de PyeongChang 2018 e 11º em Pequim 2022. Desde 2025, Burgener passou a defender a bandeira brasileira.