O ex-ministro da Previdência Carlos Lupi, quando estava à frente da pasta, e o vice-presidente Geraldo Alckmin concederam a Medalha do Mérito Previdenciário Eloy Chaves ao Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas, entidade que tem como vice-presidente José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, o irmão do presidente Lula. A informação é do O Antagonista.
A Medalha do Mérito Previdenciário homenageia a memória de Eloy Chaves, considerado o “pai da Previdência Social” no Brasil. Ele foi o responsável pela criação das Caixas de Aposentadoria e Pensão (CAPs) em 1923, marco histórico que deu origem ao atual sistema de proteção previdenciária no país. Ironicamente, a honraria simboliza o reconhecimento àqueles que se dedicam a fortalecer o sistema previdenciário.
A homenagem ao Sindicato Nacional dos Aposentados e Pensionistas foi publicada no Diário Oficial de 22 de maio de 2023. Além da entidade, também receberam a homenagem o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a técnica do INSS Anne Nazaré Guedes.
Em depoimento prestado no início desta semana, o advogado Eli Cohen declarou à CPMI do INSS que o Sindnapi está “extremamente envolvido” na realização de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.
Levantamento feito pela Controladoria Geral da União (CGU) aponta que o Sindnapi ampliou em 564% os descontos realizados diretamente nos benefícios do INSS entre 2020 e 2024. O valor retido passou de 23,2 milhões de reais para 154,7 milhões de reais no período.
Apesar disso, nos pedidos de ressarcimento de aposentadorias, a Advocacia-Geral da União (AGU), que tem Jorge Messias como titular e um possível ministro-chefe da Casa Civil, deixou de fora o Sindinapi.
Nesta quinta-feira, o líder do PDT na Câmara, Mário Heringer (PDT-MG), declarou com exclusividade a O Antagonista que Lupi não está preocupado com seu depoimento na CPMI do INSS. Heringer afirmou que Lupi falará “tudo que necessário for”.
“Conversei com ele, está muito tranquilo, ele disse que virá, que vai falar tudo que necessário for, ele não tem preocupação, ele não está aqui para esconder nada. Ele não está preocupado, porque ele certamente não tem nenhuma dívida nesse movimento. E eu tenho certeza absoluta que ele vai se sair bem, porque ele é uma pessoa honesta, e eu tenho certeza disso”, disse Heringer.
A oitiva de Lupi está marcada para a próxima segunda-feira.