A tábua de cozinha é um dos utensílios que mais podem acumular bactérias se não forem higienizados da forma certa.
Madeira, bambu, vidro, plástico ou inox: cada material pede cuidados diferentes. Veja o passo a passo para limpar corretamente e aumentar a durabilidade da sua tábua.
Para quase todos os tipos de tábua de cozinha, menos as de inox, os cuidados básicos são:
- Deixe a tábua secando em local arejado e guarde-a em um armário, longe de umidade.
- Retire a tábua do molho e enxágue bem com água corrente.
- Faça uma mistura de uma colher de água sanitária para cada litro de água e deixe a tábua de molho em uma vasilha por no máximo 15 minutos, pois, com o tempo, ela pode apodrecer.
- Com uma esponja de dois lados esfregue a parte mais áspera com detergente neutro e água corrente.
- Assim que terminar de usar a tábua, raspe os resíduos em uma lixeira com uma espátula ou com a parte sem corte de uma faca.
Além disso, existem algumas especificidades que devem ser levadas em conta para cada tipo de tábua:
Bambu:
A de bambu é a mais recomendada para uso, pois não estraga o fio da faca e é mais higiênica e durável do que a madeira, segundo Monica Loureiro, especialista em limpeza da Bettanin.
Lave com esponjas macias que não danifiquem a superfície. Depois disso, enxague com água morna e deixe secar bem antes de guardar.
Madeira:
A de madeira tem que estar totalmente seca antes de ser guardada e não pode ficar exposta ao sol, pois o material é extremamente poroso e racha com facilidade.
Vidro:
A higienização da tábua de vidro é mais simples, necessitando apenas de detergente e água corrente.
Plástico:
A de plástico pode ser lavada até na lava-louças, no entanto, as marcas de corte feitas com a faca podem acumular sujeira, assim como as de madeira.
Por isso, o ideal é deixá-la de molho na água sanitária antes de colocar na lavadora. Além disso, é um material que pode ficar manchado pela pigmentação dos alimentos.
Aço inoxidável:
As tábuas de aço inoxidável não são as melhores para a cozinha, já que o metal faz a faca perder o fio com mais rapidez, o que diminui a vida útil da lâmina.
Dito isso, para limpar a tábua de inox não é recomendado usar água sanitária. O melhor é usar apenas água e detergente.
“O cloro, princípio ativo da água sanitária, é agressivo para metais. Isso significa que ele pode causar manchas e oxidação”, explica a Guaira Clean, empresa especializada em limpeza de cozinhas industriais.
Da mesma forma, é importante evitar esfregar o metal com utensílios muito abrasivos, como a parte áspera da esponja ou uma palha de aço.
Com informações de g1