Logo 96FM

som+conteúdo

Banner_1366x244px.gif

Internacional

Papa Leão XIV pede perdão por papel da Igreja na legitimação da escravidão

Papa-Leao-XIV-7.webp

O papa Leão XIV fez, nesta segunda-feira (25), um pedido de perdão pelo papel direto da Igreja Católica na legitimação da escravidão. A declaração foi feita em sua primeira encíclica, uma carta aberta a “todas as pessoas de boa vontade”. Com informações do Metrópoles.

O pontífice classificou o passado do Vaticano como uma “ferida na memória cristã” e relembrou que seu antecessor de nome, papa Leão XIII, foi o primeiro a condenar a escravidão.

Ele também ressaltou que a Igreja “renova sua firme condenação contra toda forma de escravidão, tráfico e mercantilização de pessoas” e pede perdão pelo atraso da instituição em condenar o “flagelo da escravidão”.

No documento, o líder do Vaticano também alerta sobre a necessidade de condenar a escravização dos “corpos marcados, mutilados, consumidos” daqueles que trabalham na extração das “terras raras” necessárias à tecnologia.

Ele descreve que, para evitar a necessidade de pedir perdão novamente no futuro, é preciso reprovar firmemente explorações ligadas à tecnologia digital.

Para faz alerta sobre o uso da IA

Leão XVI cita no documento um apelo aos riscos da inteligência artificial e pede aos líderes políticos e empresariais que priorizem a ética sobre o lucro, regulando a tecnologia para evitar a desumanização e garantir que o progresso sirva à dignidade humana.

Dividida em cinco capítulos, a encíclica parte da premissa de que a tecnologia não é uma “força antagônica em relação à pessoa”, nem “um mal em si mesma”.

No entanto ele reforça que ela “não é neutra, pois assume o rosto daqueles que a concebem, a financiam, a regulam e a utilizam”. Diante disso, o papa apela para que os fiéis construam o bem.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado