Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1920x350px.gif

Política

Fraude cota de gênero: Julgamento pode derrubar chapa do PP e mudar jogo político em Poço Branco

Fraude cotas genero PP em Poço Branco Maria da Conceição da Silva  (Ceição Cachinhos dourados) vereador Rodrigo Marques Lucas de Araújo e Juliana Gonçalo
TUDO SOBRE assassinado do ex-prefeito.gif

O julgamento que pode alterar o cenário político de Poço Branco, foi marcado para esta quinta-feira (10) no Tribunal Regional Eleitoral do RN. O caso envolve a suspeita de fraude à cota de gênero nas eleições de 2024, com foco na chapa do Partido Progressistas (PP), que elegeu o vereador Rodrigo Marques Lucas de Araújo.

O processo é resultado de uma investigação conduzida pelo Ministério Público Eleitoral, que identificou candidaturas femininas fictícias usadas para burlar a legislação. Segundo a denúncia, as candidatas Juliana Gonçalo e Maria da Conceição da Silva não realizaram campanha própria, tiveram votações inexpressivas e atuaram como "laranjas", em favor do então candidato Rodrigo Lucas, apontado como mentor da fraude.

De acordo com a acusação, houve desvio de recursos públicos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) em benefício do vereador eleito. As investigações revelam que Rodrigo controlava todos os aspectos das candidaturas femininas, desde a contratação de advogado até a distribuição de material de campanha. Parte dos recursos destinados à campanha de Maria da Conceição, por exemplo, teria sido usada diretamente por ele.

Em primeira instância, a Justiça Eleitoral já reconheceu a fraude, cassou o mandato de Rodrigo Marques, declarou sua inelegibilidade por oito anos e anulou todos os votos do partido. O julgamento desta quinta no TRE-RN representa a fase final do processo e pode confirmar as sanções aplicadas, com impacto direto na composição da Câmara Municipal.

Nos bastidores, o desfecho do caso é acompanhado com atenção por lideranças políticas e pela população. Uma eventual cassação da chapa do PP provocará a reconfiguração de cadeiras no Legislativo local.

Veja também:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado