Um morador dos Estados Unidos foi infectado pelo vírus H5N5, um subtipo da gripe aviária que, até então, só havia sido identificado em aves. Segundo o Departamento de Saúde do Estado de Washington, o paciente é idoso com problemas de saúde preexistentes. A informação é do R7.
A pessoa, não identificada, foi levada ao hospital com problemas respiratórios, febre alta e confusão mental. Normalmente, a doença é transmitida por patos, gansos e outras aves selvagens.
De acordo com as autoridades, o morador do Condado de Grays Harbour, em Washington, criava aves em seu quintal. Embora seja imprevisível, os pássaros podem ter sido a fonte de exposição ao vírus.
Esse é o primeiro caso de um humano contaminado pelo H5N5. No entanto, especialistas alertam que não há necessidade de alarme, visto que não se trata de uma nova cepa ou de um vírus desconhecido.
Já o H5N1, outra variantes de influenza aviária, costuma atingir humanos, embora seja raro. A contaminação costuma acontecer quando alguém tem contato direto com aves infectadas. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), desde 2003 foram notificadas 874 infecções humanas e 458 óbitos.
Os sintomas desse vírus variam de febre e tosse a dificuldades respiratórias graves, podendo incluir náuseas, vômitos, diarreia, dor abdominal e sangramento do nariz ou gengivas. Em casos extremos, pacientes apresentam insuficiência respiratória, falência de múltiplos órgãos e choque séptico.