A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu, nesta terça-feira (6), a venda, distribuição e divulgação de diversos medicamentos e produtos irregulares comercializados no país. As medidas incluem lotes de insulina, medicamentos manipulados, peptídeos sem registro e dois medicamentos com desvios de qualidade.
Entre os produtos proibidos estão todos os lotes da insulina glargina 3 mL/100 UI distribuídos pela empresa Costa Mar Comércio Licitatório Ltda. A empresa não possui Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) para atuar na distribuição de medicamentos.
Uma inspeção realizada pela Vigilância Sanitária Municipal de Petrópolis (RJ), em 9 de setembro, constatou que a empresa não funciona no endereço cadastrado e não possui licença sanitária identificada no local.
A Anvisa também proibiu a comercialização, distribuição e divulgação do medicamento manipulado Vermefree, da Sintonia Pharma Farmácia com Manipulação Ltda. Segundo a agência, foi identificada a oferta do produto de forma padronizada e não individualizada, sem prescrição de profissional habilitado, por meio de site e redes sociais.
Também foi determinada a proibição de diversos peptídeos comercializados sem registro ou notificação na Anvisa. Os produtos eram vendidos pelo site Peptídeos Pro e não podem ser comercializados, fabricados, distribuídos, divulgados, transportados ou utilizados.
A medida também alcança produtos vendidos pelo site Peptídeos do Brasil, fabricados por empresa não identificada. Entre os itens proibidos estão BPC157 & TB500 40 mg, NAD+ 1000 mg, Tirzegen 60 mg (tirzepatida), Retagen 40 mg (retatrutida), Glow GHK-CU 70 mg e Retatrutide 40 mg.
Além das proibições, a Anvisa determinou o recolhimento de dois medicamentos devido a problemas de qualidade. A Janssen-Cilag Farmacêutica informou o recolhimento voluntário do lote JNYJ1201 do Imaavy 300 mg, após a possibilidade de presença de partículas de vidro no interior dos frascos. A venda, distribuição e uso do lote foram suspensos.
Também foi determinado o recolhimento do lote 0000207107 do medicamento Lizbi 2 mg/ml, fabricado pela Halex Istar Indústria Farmacêutica. De acordo com a Anvisa, foi identificado um desvio de qualidade relacionado à perda de esterilidade da solução causada pelo comprometimento da embalagem primária. A venda, distribuição, exportação e uso do lote estão suspensos.
As medidas foram publicadas pela Anvisa por meio da Resolução-RE nº 3.947/2026, publicada no Diário Oficial da União.