O vereador Cabo Deyvison (PL-RN), sobrevivente do atentado que matou seu assessor Diego na última semana em Mossoró, usou as redes sociais nesta segunda-feira (22) para afirmar que não vai recuar em sua atuação política e promete honrar a memória do amigo assassinado. Em um texto emocionado, o parlamentar rebateu críticas que tentaram "relativizar" o ataque, culpar as vítimas e desacreditar seu trabalho de fiscalização e denúncia contra o crime organizado. "Se existe algo que tudo isso reforçou em mim, foi a certeza de que a minha principal bandeira continuará sendo a segurança pública. Eu não vou recuar", declarou.
Na publicação, Cabo Deyvison destacou que, nos últimos dias, recebeu pressões para abandonar suas investigações e denúncias. "Também ouvi que não vale a pena denunciar, fiscalizar ou enfrentar o crime. Eu penso exatamente o contrário", afirmou o vereador. Ele ressaltou que o crime organizado teme justamente aqueles que têm coragem de expor suas operações e enfrentar suas estruturas. "O crime organizado teme quem denuncia, quem fiscaliza e quem tem coragem de expor aquilo que eles querem esconder", escreveu, reforçando sua determinação em continuar a luta pela segurança pública no Rio Grande do Norte.
O vereador lamentou que uma semana que deveria ser de comemoração se transformou em tragédia. "Essa era para ser uma semana de comemoração. A última pesquisa me colocou em quarto lugar entre os nomes mais citados para deputado federal no RN. Mas, em vez disso, sobrevivi a um atentado e perdi um amigo e irmão de caminhada: Diego", escreveu Cabo Deyvison. A declaração revela o impacto emocional do crime, que vitimou fatalmente seu assessor e deixou o parlamentar ferido. O atentado aconteceu na última quinta-feira (18), quando homens armados abriram fogo contra o veículo em que estavam o vereador e Diego, em uma região central de Mossoró.
Cabo Deyvison finalizou a mensagem com uma promessa de honrar a memória do amigo assassinado e continuar a luta por um Rio Grande do Norte mais seguro. "Por Diego, por Mossoró e por todos os potiguares que sonham com um Estado mais seguro, seguirei cumprindo o meu dever", afirmou. O vereador usou uma metáfora para transmitir esperança aos seguidores: "Uma andorinha sozinha não faz verão. Mas ela anuncia que ele está chegando. Tenham fé. O verão vai chegar", escreveu, sugerindo que sua luta, ainda que solitária, é o primeiro passo para mudanças mais amplas na segurança pública do estado.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte segue investigando o atentado, que teria sido motivado pelas denúncias feitas por Cabo Deyvison contra facções criminosas e esquemas de corrupção na região. O vereador é conhecido por sua atuação firme em questões de segurança pública e já havia recebido ameaças anteriormente. Diego, de 32 anos, era assessor e braço direito do parlamentar, acompanhando-o em agendas políticas e trabalhos de fiscalização. Seu velório reuniu familiares, amigos e lideranças políticas, que prestaram solidariedade à família e cobraram respostas das autoridades.
A declaração de Cabo Deyvison repercutiu nas redes sociais e recebeu apoio de políticos, entidades de segurança pública e moradores de Mossoró. Diversos parlamentares manifestaram solidariedade ao vereador e reforçaram a importância de proteger aqueles que combatem o crime organizado. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RN) e o Sindicato dos Servidores da Segurança Pública emitiram notas pedindo escolta armada para o vereador e investigação rigorosa do atentado. O caso também deve ser acompanhado pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte, que analisa a possibilidade de federalizar a investigação diante da gravidade do crime.