Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Política

Veja 7 diferenças entre a prisão de Bolsonaro na PF e na Papudinha

Cela Papudinha

A decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes de mandar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cumprir pena no Núcleo de Custódia da Polícia Militar no Complexo Penitenciário da Papuda, a Papudinha, mudará o dia a dia dele. O ex-mandatário estava preso na Superintendência Regional da Polícia Federal (PF) do Distrito Federal até esta quinta-feira (15). A informação é do Metrópoles.

Bolsonaro ficará na Sala de Estado Maior da Papudinha, uma vez que já ocupou a presidência da República. Moraes salientou que o local lhe garantirá isolamento total, evitando a exposição ao convívio geral.

Confira 7 diferenças sobre a prisão de Bolsonaro:

Espaço físico

  • PF: sala individual e exclusiva de 12 m²;
  • Papudinha: área total de 64,83 m², sendo 54,76 m² cobertos e 10,07 m² externos, sendo cinco vezes maior que o da PF.

Acomodações

  • PF: quarto e banheiro privativo e água quente, ar-condicionado, televisão a cores e frigobar;
  • Papudinha: quarto, sala, cozinha, banheiro, lavanderia, área externa, geladeira, armários, cama de casal e TV.

Banho de sol e exercícios físicos

  • PF: diário, exclusivo e em espaço limitado;
    Papudinha: diário, em horário livre e espaço externo, com equipamentos de ginástica e fisioterapia.

“A transferência possibilitará o início imediato da intervenção fisioterapêutica requerida pela Defesa que, segundo seus médicos, precisa ser realizada no início da noite, o que não é possível na Superintendência da Polícia Federal, em virtude das condições administrativas e de segurança, mas será plenamente viável no novo local do custodiado”, ressaltou Moraes.

Visitas

  • PF: família liberada;
  • Papudinha: às quartas e quintas-feiras em até três turnos diferentes (8h-10h, 11h-13h ou 14h-16h), permitindo inclusive visitas simultâneas dos familiares cadastrados.

Assistência médica

  • PF: médico da corporação de plantão 24 horas. Houve autorização para ir ao hospital;
  • Papudinha: médico de plantão por 24 horas e posto de saúde com dois médicos clínicos, enfermeiros, dentistas, assistente social, psicólogos, fisioterapeuta, psiquiatra e farmacêutico.

Alimentação

  • PF: recebia marmitas da família diariamente por suspeita da origem da alimentação fornecida pela corporação;
  • Papudinha: oferece cinco refeições diárias pela unidade;

Capacidade do local

  • PF: cela individual;
  • Papudinha: cela para até 4 pessoas, mas será exclusiva de Bolsonaro;

 

Segundo Moraes, a transferência deve atender os pedidos da defesa de Bolsonaro:

“A comparação das instalações oferecidas pelo Núcleo de Custódia da Polícia Militar no Complexo Penitenciário da Papuda com as instalações existentes na Superintendência Regional da Polícia Federal do Distrito Federal, demonstra, nesse momento e em virtude dos novos requerimentos da defesa, a conveniência da imediata transferência”, escreveu Moraes.

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou Bolsonaro a 27 anos e 3 meses de prisão no inquérito da trama golpista em 11 de setembro. Na ocasião, o ex-presidente estava em prisão domiciliar por decisão de Moraes, que avaliou a possibilidade de fuga.

Bolsonaro é o primeiro ex-presidente brasileiro a ser condenado por crimes contra a democracia. A lista inclui organização criminosa armada, golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado