As apostas esportivas e os jogos de azar, em formato físico e digital, foram incluídos no imposto seletivo da reforma tributária. Conhecido como “imposto do pecado”, o tributo vai incidir também sobre outros itens, que abrangem desde bebidas alcoólicas e açucaradas até veículos elétricos, por exemplo.
A notícia é do Metrópoles. O grupo de trabalho (GT) responsável por analisar o Projeto de Lei Complementar nº 68/2024 apresentou, nesta quinta-feira (4/7), o relatório sobre o texto.
Alvo de falta de consenso entre os deputados, as armas ficaram fora do imposto do pecado. A base do governo defendia a inclusão, mas a oposição mostrava grande resistência.
No ano passado, na discussão sobre a emenda constitucional da reforma, os deputados retiraram a previsão de imposto seletivo sobre armas durante votação no plenário.
Reforma tributária é prioridade
A regulamentação da reforma é a maior prioridade da Câmara dos Deputados e deve ser votada em plenário a partir da próxima semana, antes do recesso parlamentar, que começa em 18 de julho.
O principal ponto da reforma é a unificação dos cinco impostos cobrados atualmente no país (ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins), que darão origem ao Imposto sobre Valor Agregado (IVA) dual, com duas frentes de cobrança (CBS federal e IBS subnacional), e ao Imposto Seletivo (IS), mais conhecido como “imposto do pecado”.
Os membros do grupo de trabalho passaram a quarta-feira (3/7) em reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que exige consenso para colocar o texto em votação.
Entre as principais divergências, como apurou o Metrópoles, estava a inclusão da carne bovina na cesta básica, isenta de tributação, e a taxação das armas de fogo por meio do imposto seletivo.
 
             
         
     
                    ![FireShot Capture 350 - Tiros e chuva de pétalas_ PMs mortos em operação no Rio são enterra_ - [www.metropoles.com].png](/storage/2025/10/30/01K8V63G6BQPMZKCT16DXESZ38.png) 
         
         
        ![FireShot Capture 347 - Quem removeu corpos não queria perícia, diz procurador_ - [oantagonista.com.br].png](/storage/2025/10/30/01K8V4FRDCFEYDKAC1AXP65MFE.png) 
         
         
        ![FireShot Capture 343 - Menina de 10 meses foi queimada com cigarros na barriga e nas perna_ - [www.metropoles.com].png](/storage/2025/10/30/01K8TY3ME3RG0ZAXKZW54TKV3A.png) 
         
         
         
        ![FireShot Capture 259 - Petrobras reduz em 4,9% o preço da gasolina para distribuidoras_ - [www.metropoles.com].png](/storage/2025/10/20/01K816YJZC1GWKDWW0CBDQTGZ6.png) 
         
         
        