A Justiça do Rio Grande do Norte condenou um shopping de Natal e a empresa responsável pela segurança a indenizarem em R$ 8 mil, por danos morais, um adolescente que foi abordado de forma indevida dentro do estabelecimento. A decisão é da 15ª Vara Cível da Comarca de Natal.
O caso ocorreu em 4 de junho de 2022, no Midway Mall. Na data, o adolescente, que vendia jujubas nas ruas próximas para ajudar a mãe, foi ao shopping acompanhado do irmão, após ser convidado por uma mulher que pretendia presenteá-lo com roupas, tênis e um celular novo.
No local, os dois foram acusados de tentativa de furto por seguranças e conduzidos por diferentes áreas do shopping, que estava lotado, até serem levados à delegacia. A cena foi registrada e compartilhada nas redes sociais.
Durante o processo, a defesa do shopping alegou que a abordagem teria sido motivada por um alerta de cliente sobre furto na área externa. No entanto, a análise das câmeras mostrou que o adolescente foi interceptado antes mesmo da chegada desse cliente. Para a juíza Martha Danyelle Barbosa, ficou comprovado que a conduta dos seguranças ocorreu sem base concreta, ferindo a honra e a imagem do jovem.
A magistrada destacou ainda que, embora as empresas não tenham feito as postagens nas redes sociais, os vídeos divulgados foram consequência direta da ação dos seguranças. Além da indenização, as rés foram condenadas ao pagamento de honorários advocatícios de 10% sobre o valor da condenação.
Foto: José Aldenir / Agora RN