O Dia da Consciência Negra será celebrado como feriado nacional pela segunda vez em todo o Brasil nesta quinta-feira (20) de novembro. A data relembra a morte de Zumbi dos Palmares em 1695, por lutar e resistir contra a escravidão. A informação é da Folha de Pernambuco.
A data foi oficialmente decretada como feriado nacional em dezembro de 2023, com a sanção da Lei 14.759/2023. Antes, fazia parte do calendário de apenas seis estados do país - Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo - e de cerca de 1,2 mil cidades por meio de leis municipais e estaduais.
Importância da data
O líder Zumbi dos Palmares morreu em Alagoas, estado onde foi organizado o Quilombo dos Palmares. Por 15 anos, liderou o quilombo como uma forma de resistência ao sistema de escravidão.
Em 1695, após o Quilombo dos Palmares ser destruído por expedições de bandeirantes, Zumbi foi perseguido, morto e teve a cabeça exposta no Pátio do Carmo, no Recife, até a sua completa decomposição.
Séculos depois, tornou-se um símbolo da luta negra no Brasil. Por conta do seu legado, a data da sua execução foi defendida como marco para o Dia da Consciência Negra, em contraposição ao 13 de maio, data em que, em 1888, a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea e libertou todos os escravizados.
Primeiro feriado durante a semana em seis meses
O Dia da Consciência Negra será o primeiro feriado nacional em mais de seis meses a ocorrer durante a semana este ano.
Ao longo de 2025, entre feriados e pontos facultativos, oito datas caíram em dias de semana. A última delas foi o ponto facultativo de 19 de junho, em comemoração ao Corpus Christi, que não contemplou todos os trabalhadores.
Novembro tem ao todo três datas de feriado nacional e uma data na cidade de Natal. Além do Dia da Consciência Negra, são comemorados ainda o Dia de Finados, em 2 de novembro, e a Proclamação da República, em 15 de novembro. Em Natal, o dia 21 de novembro é o feriado de Nossa Senhora da Apresentação, que é padroeira da cidade.
Ambos, no entanto, caíram em fins de semana, e apenas o dia 20 e o dia 21 (em Natal) ofereceram essa "folga extra".
Quantos feriados ainda há em 2025?
Após os feriados de novembro, o Brasil ainda tem no calendário o Natal, em 25 de dezembro. Neste ano, a data cai em uma quinta-feira.