Ídolo do Athletico/PR e multicampeão pelo Manchester City, Fernandinho oficializou a aposentadoria como jogador de futebol nessa quarta-feira (19), aos 40 anos. O volante confirmou que irá pendurar as chuteiras durante participação em jogo beneficente na Arena da Baixada, em Curitiba.
A informação é do portal Metrópoles. Fernandinho não atuava desde o rebaixamento do Athletico/PR, em 2024. No último jogo pela equipe, contra o Atlético/MG, em 8 de dezembro do último ano, o volante declarou que “estava cansado” e iria avaliar sua continuidade nos campos.
No início do ano, o jogador se despediu do Athletico-PR através das redes sociais. O contrato entre as partes não foi renovado após o rebaixamento do Furacão para a Série B.
Além do Athletico-PR, Fernandinho fez história pelo Manchester City, onde foi campeão de cinco Premier Leagues, seis Copas da Liga Inglesa, uma Copa da Inglaterra e duas Supercopas da Inglaterra.
O volante também teve passagem vitoriosa pelo Shakhtar Donetsk, time em que foi campeão de seis Campeonatos Ucranianos e uma Copa da Uefa. Pela Seleção Brasileira, integrou as equipes que disputaram a Copa do Mundo de 2014 e 2018, além de ter vencido a Copa América de 2019.