O senador da República Rogério Marinho (PL-RN) convocou, por meio de vídeo divulgado no X (Twitter), a população para participar de um protesto no próximo sábado, dia 3 de agosto, às 15h, em frente ao shopping Midway Mall, em Natal. O ato, segundo o parlamentar, é um movimento contra o que classifica como “autoritarismo togado”, censura e perseguição a opositores políticos.
Na gravação, Marinho afirma que o Brasil está vivendo um período de ataques à liberdade e de arbitrariedades institucionais. “O Brasil vive sob um autoritarismo togado e um governo que aparelha, persegue e censura seus opositores”, declarou.
O senador também reforça o pedido por justiça e anistia aos presos e investigados por participação em manifestações políticas nos últimos anos. “Nós queremos justiça, e a justiça começa pela anistia”, disse.
Marinho, um dos principais nomes da oposição ao governo federal no Senado, conclui o apelo com um chamado à mobilização popular:
“Reaja, Brasil! Todos juntos no dia 3 de agosto, lá no Midway, às 15h. Espero por vocês. Viva o nosso Brasil!”
O protesto integra uma mobilização nacional com apoio de parlamentares da oposição, que se dizem contrários às ações do Supremo Tribunal Federal (STF) e buscam pressionar por mudanças no cenário político e jurídico do país.