A potiguar Tânia Maria venceu, nesta segunda-feira (9), o International Cinephile Society Awards (ICS Awards) na categoria de melhor atriz coadjuvante pela atuação em “O Agente Secreto”. Esse é o segundo prêmio internacional de “Dona Tânia”, que também foi agraciada pela Associação de Críticos de Santiago (Chile). Com informações de Tribuna do Norte.
Na disputa pelo prêmio, a atriz potiguar venceu Cleo Diára (O Riso e a Faca), Nina Hoss (Hedda), Inga Ibsdotter Lilleaas (Valor Sentimental), Amy Madigan (A Hora do Mal) e Teyana Taylor (Uma Batalha Após a Outra).
No longa, ambientado no Brasil durante a ditadura militar de 1977, Tânia Maria interpreta Dona Sebastiana, figura central de uma rede de acolhimento a refugiados políticos em Recife. Com carisma de sobra, a personagem é um dos eixos da narrativa ao reunir firmeza, empatia e resistência em meio à repressão do período.
A premiação confirma o destaque internacional do filme dirigido por Kléber Mendonça Filho, vencedor do Globo de Ouro e indicado ao Oscar 2026. Além do prêmio conquistado por Tânia Maria, O Agente Secreto levou outras cinco estatuetas: melhor filme, melhor direção (Kléber Mendonça Filho), melhor ator (Wagner Moura), melhor elenco e melhor roteiro original.
A International Cinephile Society é formada por 170 membros e reúne jornalistas, acadêmicos, historiadores e profissionais da área do cinema de diversos países.