A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mandou retirar do mercado uma série de cosméticos e produtos de limpeza considerados irregulares ou inseguros. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União. A informação é da Veja.
Entre os alvos da Anvisa estão os produtos Organic System Steel Liss e Extrato de Banana Tratamento Orgânico Steel Liss, da empresa M. A. Ecoplus Cosméticos. Eles são usados em tratamentos capilares, como alisamentos.
Segundo a Agência, a empresa fabricava o produto sem registro e não tinha autorização de funcionamento para a fabricação. Com isso, comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso estão proibidos.
Soda cáustica, álcool e gel para cabelo
Outro produto barrado foi a Soda Cáustica em Escamas 99, vendida em embalagens de 1 kg pela empresa Quimossi. A Anvisa identificou que o produto estava sendo vendido sem registro, o que significa que não passou por avaliação de segurança. A fabricação, a venda e o uso foram proibidos, e o produto deverá ser recolhido.
A Agência também determinou a interdição de dois tipos de álcool da marca Brilhex, fabricados pela Ceras Paulísta: o Álcool 70° Brilhex (lotes L14 e L15) e Álcool Etílico Hidratado 92,8% Brilhex (lote L08).
De acordo com a Anvisa, análises realizadas pelo Instituto Octávio Magalhães (Lacen-MG) identificaram presença de Bacillus spp, bactéria incompatível com o padrão de qualidade esperado para esse tipo de produto. Além disso, foram constatadas falhas na rotulagem, como ausência de informações obrigatórias.
A ação também mira o gel para cabelo Cola Elle e Ella. A Anvisa não conseguiu identificar quem fabrica o produto, nem encontrou autorização para que ele fosse produzido. Por esse motivo, o gel foi apreendido e teve sua fabricação, venda, divulgação e uso proibidos.