Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

FastaBode_Mossoro_1920x350px.png

Esporte

Pesquisa revela ranking das maiores torcidas do Brasil em 2025; veja

Foto: André Durão
TUDO SOBRE assassinado do ex-prefeito.gif

Uma nova pesquisa divulgada nesta segunda-feira (28), feita pelo O Globo, em parceria com o instituto Ipsos-Ipec, mostrou o novo ranking de torcidas do Brasil em 2025. O levantamento nacional entrevistou dois mil brasileiros entre os dias 5 e 9 de junho, em 132 municípios, e revelou mudanças significativas no ranking das torcidas.

A informação é da CNN. O Flamengo segue líder do ranking com folga. Alguns destaques são as quedas de Corinthians e São Paulo, além do cenário de equilíbrio entre Atlético e Cruzeiro, ambos com 2,3% das menções.

Os mineiros estão tecnicamente empatados com o Grêmio (3,0%), o Vasco (3,4%) e Bahia (2,2%) dentro da margem de erro.

Ranking das maiores torcidas do Brasil (Ipsos-Ipec 2025)

- Flamengo – 21,2%

- Corinthians – 11,9%

- Palmeiras – 6,5%

- São Paulo – 6,4%

- Vasco – 3,4%

- Grêmio – 3,0%

- Cruzeiro – 2,3%

- Atlético – 2,3%

- Bahia – 2,2%

- Santos – 2,0%

- Internacional – 1,7%

- Botafogo – 1,5%

- Sport – 1,3%

- Fluminense – 0,9%

- Seleção Brasileira – 0,9%

- Vitória – 0,8%

- Fortaleza – 0,7%

- Ceará – 0,7%

- Santa Cruz – 0,6%

- Athletico-PR – 0,5%

- Remo – 0,5%

Flamengo amplia vantagem; Corinthians e São Paulo recuam

Com 21,2% das preferências, o Flamengo manteve seu patamar de torcida mesmo com uma leve oscilação negativa em relação à edição anterior da pesquisa, realizada em 2022, quando tinha 21,8%. A queda se deu dentro da margem de erro de 1,8%, e foi suficiente para ampliar a distância para os concorrentes, que perderam espaço.

O Corinthians teve o recuo mais acentuado entre os grandes clubes. Sua base de torcedores caiu de 15,5% para 11,9%, variação que superou em mais que o dobro a margem de erro para o clube, estimada em 1,4%. Já o São Paulo, que aparecia em terceiro lugar com 8,2%, caiu para 6,4%, também abaixo de sua margem de erro (1,1%).

O Palmeiras, mesmo com queda leve de 7,4% para 6,5%, superou o São Paulo numericamente e assumiu a terceira colocação. Devido à margem de erro, os dois rivais estão tecnicamente empatados.

No cenário de aumento, Bahia, Atlético e Botafogo são as torcidas que mais cresceram no país no recorte dos últimos três anos, dentro da margem de erro. Conforme dados da pesquisa, o Tricolor de Aço teve aumento de 0,5 pontos percentuais, enquanto Galo e Glorioso tiveram crescimento de 0,2 pontos.

Desinteresse em alta e crescimento do ‘nenhum time’

A pesquisa também apontou um dado curioso: o crescimento do número de brasileiros que dizem não torcer para nenhum clube. Esse comportamento ajuda a explicar a queda coletiva nas torcidas das principais equipes: as sete maiores torcidas do país registraram retração em comparação com 2022.

A pesquisa permite múltiplas respostas e considera até duas citações espontâneas por entrevistado, o que amplia a base de torcedores considerados. A margem de erro geral é de 2 pontos percentuais.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado