Logo 96FM

som+conteúdo

Banner_Iluminacao_1366x244px.gif

Política

Nova pesquisa BTG/Nexus mostra empate entre Flávio x Lula a menos de uma semana do 2º turno

montagem-lulxa-x-flaviojpg-e1778036326531.webp

A 18ª rodada da pesquisa BTG/Nexus ouviu 2.002 eleitores por telefone entre os dias 16 e 18 de outubro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número BR-04499/2026. 

A notícia é da CNN Brasil e foi destaque no Jornal 96. A menos de uma semana do segundo turno da eleição presidencial, Flávio Bolsonaro aparece com 50,3% dos votos válidos e Lula, com 49,7%, segundo a nova pesquisa BTG/Nexus, divulgada hoje. A diferença entre os dois é de apenas 0,6 ponto percentual, em cenário classificado pelo instituto como empate técnico. 

Na rodada anterior, divulgada uma semana antes, Flávio tinha 51,6% dos votos válidos e Lula, 48,4%. A distância, que era de 3,2 pontos percentuais, caiu para 0,6 ponto. A nova pesquisa é também a primeira da BTG/Nexus realizada após a aprovação pelo Congresso do fim da escala 6×1, tema testado separadamente no levantamento. 

No cenário estimulado, que considera toda a amostra, Flávio Bolsonaro tem 46,5% das intenções de voto e Lula, 45,9%. Outros 4,7% afirmam que votarão em branco ou nulo, enquanto 2,9% não sabem ou não responderam. 

Na semana passada, Flávio tinha 47,9% e Lula, 45,1%. Assim, o candidato do PL oscilou 1,4 ponto percentual para baixo, enquanto o presidente oscilou 0,8 ponto para cima. Branco e nulo permaneceram em 4,7%, enquanto os indecisos passaram de 2,3% para 2,9%. 

O percentual de eleitores que admitem mudar sua decisão aumentou na última semana. Agora, 8,4% dizem que ainda podem trocar de voto até o segundo turno, ante 6,6% na pesquisa anterior. Outros 90,9% afirmam que a decisão já está tomada e não vai mais mudar.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado