Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Banner_1366x244px.gif

Brasil

Minério e petróleo podem financiar fundo de transição energética

Foto: KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou neste sábado (8/11) que o governo pretende utilizar recursos obtidos através da exploração de minérios e petróleo para financiar o fundo para projetos de transição energética. A declaração foi dada durante o lançamento da Usina Solar Noronha Verde, em Fernando de Noronha (PE).

A informação é do portal Metrópoles. A iniciativa foi anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a Cúpula do Clima, em Belém (PA), que antecedeu a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30).

De acordo com o titular de Minas e Energia, o tema será analisado pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), órgão de assessoramento da Presidência sobre questões energéticas.

“Não há transição energética sem mineração. Então, uma das fontes que pode financiar esse fundo é a mineração, que deve ser feita de forma sustentável, em especial, dos minerais críticos. E outra fonte é a fonte do petróleo”, disse o ministro.

O projeto solar Noronha Verde busca descabornizar a geração de energia na ilha até 2027. Na ocasião, o ministro defendeu a necessidade de aliar o desenvolvimento econômico à proteção do meio ambiente.

“A nossa grande riqueza nacional é exatamente a nossa pluralidade energética. Por isso, esse diálogo equilibrado entre o desenvolvimento econômico e a área ambiental tem gerado frutos sociais fundamentais para o Brasil”, ressaltou.

O Metrópoles apurou que a reunião de dezembro do CNPE vai discutir a criação de um grupo de trabalho para estruturar as diretrizes do fundo. A expectativa é que o grupo tenha a participação dos ministérios da Fazenda, Minas e Energia e Meio Ambiente.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado