Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1920x350px.gif

Política

Lula discursa na Assembleia Geral da ONU

Capturar.JPG

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) discursa às 10h desta terça-feira (23) na 80ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. Em sua fala, que deve conter aproximadamente 15 minutos, o mandatário brasileiro deve abordar temas centrais como a defesa do multilateralismo, da soberania nacional e cooperação internacional e de uma agenda progressista voltada para direitos sociais e sustentabilidade.

O discurso ocorre em meio a uma tensão com os Estados Unidos. Na segunda-feira (16), a Casa Branca anunciou a revogação de vistos da esposa e dos filhos do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), além de restrições contra o advogado-geral da União, Jorge Messias, e outras cinco pessoas.

Recentemente, o governo dos Estados Unidos também anunciou sanções contra exportações e autoridades brasileiras, incluindo familiares de ministros do STF.

Outro ponto previsto que deve ser destacado pelo petista é a guerra na Faixa de Gaza, com a expectativa de que países reconheçam o Estado palestino. O tom do discurso pode ser ajustado até o último minuto, especialmente diante das sanções mais recentes impostas por Washington a autoridades brasileiras.

Por tradição, desde 1955, o Brasil é sempre o primeiro país a discursar na Assembleia, seguido pelos Estados Unidos.

Veja também:

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado