O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (14) condecorou nesta sexta-feira (14) a primeira-dama Janja, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), o influenciador Felipe Neto e outras 25 pessoas com o grau de Grã-Cruz, o mais alto da Ordem do Mérito Educativo, por "excepcionais serviços prestados à educação". A informação é da Gazeta do Povo.
Ao todo, 262 pessoas receberam a Ordem do Mérito Educativo, que é dividida em cinco graus: Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. O Ministério da Educação (MEC) afirmou que a distinção é “destinada a profissionais que se destacaram em ações para a melhoria e o desenvolvimento da educação brasileira”.
O jornalista e biógrafo de Lula, Fernando Morais, também foi condecorado na cerimônia desta tarde. Os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), também foram agraciados. Ao longo do terceiro mandato de Lula, Janja recebeu ao menos outras três altas honrarias. (Veja abaixo)
Além de Moraes, outros ministros do STF receberam o grau de Grã-Cruz da Ordem do Mérito Educativo: Cármen Lúcia; Gilmar Mendes; e o presidente da Corte, Edson Fachin.
O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Vital do Rêgo Filho foi agraciado nesta categoria, bem como a escritora Ana Maria Gonçalves e o influenciador Gilberto Nogueira, conhecido como Gil do Vigor. Lula condecorou 15 ministros do governo:
- Alexandre Padilha (Saúde);
- Ricardo Lewandowski (Justiça);
- Anielle Franco (Igualdade Racial);
- Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos);
- Fernando Haddad (Fazenda);
- Jorge Messias (Advocacia-Geral da União);
- José Múcio (Defesa);
- Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovações);
- Macaé Evaristo (Direitos Humanos);
- Mauro Vieira (Relações Internacionais);
- Margareth Menezes (Cultura);
- Marina Silva (Meio Ambiente);
- Rui Costa (Casa Civil);
- Simone Tebet (Planejamento);
- Vinicius Marques de Carvalho (Controladoria-Geral da União).
As medalhas de Janja
Essa não é primeira vez que Lula concede o mais alto de honrarias nacionais para mulher. Em 2023, a primeira-dama recebeu o mais alto grau da Ordem do Rio Branco. É a maior distinção concedida pelo Ministério das Relações Exteriores a quem tenha prestado serviços ao país ou méritos excepcionais.
Em 2024, o petista entregou a categoria ouro da medalha de Mérito Oswaldo Cruz para a socióloga. A condecoração é destinada a “pessoas e entidades que tenham contribuído, direta ou indiretamente, para o bem-estar físico e mental dos brasileiros”.
Em maio deste ano, Janja recebeu a classe Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cultural, principal honraria da cultura no Brasil, concedida a pessoas que, "por sua atuação profissional ou como incentivadoras das artes e da cultura, mereçam reconhecimento".