A tecnologia do impedimento semiautomático (SAOT) fará sua estreia na Série A do Campeonato Brasileiro neste fim de semana. Anunciada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a novidade será utilizada em todas as partidas da 20ª rodada da competição, com o objetivo de tornar as decisões de arbitragem mais rápidas e precisas.
A implantação do sistema começou após o anúncio feito pela CBF, em novembro de 2025, durante a criação do Grupo de Trabalho de Arbitragem. Desde então, a tecnologia passou por meses de testes e pela instalação da infraestrutura necessária em 20 estádios, incluindo os 19 utilizados pelos clubes da Série A e a Arena Barueri, utilizada pelo Palmeiras em jogos fora do Allianz Parque.
Para o funcionamento do SAOT, cada estádio recebeu entre 28 e 32 câmeras exclusivas, além de cinco servidores responsáveis pela transmissão das imagens. Todo o material captado é enviado em tempo real para a Central de Operações do VAR, no Rio de Janeiro, onde dez salas integradas fazem o monitoramento das partidas.
Com a estreia da tecnologia, a CBF busca reduzir o tempo de análise dos lances de impedimento e aumentar a precisão das decisões da arbitragem. A entidade também determinou que partidas da Série A só poderão ser realizadas em estádios que possuam a estrutura necessária para operar o sistema.