O CEIMH, de Macau, foi o campeão da Seletiva Estadual de Futsal e vai representar o Rio Grande do Norte nos Jogos Escolares Brasileiros Sub-18, em Florianópolis. A escola do interior venceu o Salesiano São José, de Natal, por 14 a 13 nos pênaltis, após empate por 2 a 2 no tempo normal e na prorrogação.
A final disputada no ginásio do colégio Facex teve emoção do início ao fim, comprovando o excelente nível técnico da competição promovida pela Federação Norte-rio-grandense do Desporto Escolar (FNDE).
O CEIMH teve seu treinador e os dois principais jogadores expulsos ainda no primeiro tempo, mas conseguiu sair na frente com gol de Lucas. Artur conseguiu o empate para o Salesiano na segunda etapa e forçou a prorrogação.
Mesmo com o grupo reduzido e bastante desgastado, o time de Macau foi valente e fez o segundo gol com Aureliano, a 28 segundos do fim da partida, quando o Salesiano tinha um jogador a menos em quadra. A escola da Ribeira não desistiu e Paulinho deixou tudo igual quando o cronômetro apontava que faltavam apenas três segundos para o apito final.
Em uma disputa de pênaltis eletrizante, que beirou o inacreditável, o CEIMH venceu o Salesiano por 14 a 13 após incríveis 19 cobranças de cada lado. O goleiro Marcos Gabriel foi um dos destaques com defesas importantes e Anthony Bryan fez o gol do título. O desfecho da decisão coroou a garra dos garotos de Macau, que comemoraram muito a conquista e a vaga garantida para os JEBS Sub-18, com a viagem para Florianópolis custeada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE).
O campeão da fase nacional vai representar o Brasil no Mundial Escolar, no mês de novembro, em Brasília.
A Seletiva Estadual de Futsal contou com o apoio da Riograndense Distribuidora, através do Programa RN + Esporte e Lazer Professor Sebastião Cunha, iniciativa do governo do Rio Grande do Norte que oferece incentivos fiscais para projetos esportivos e de lazer.
O torneio masculino contou com 28 equipes no total. O CEIMH foi campeão de forma invicta. Líder da chave H na primeira fase, com duas vitórias e um empate, a equipe de Macau eliminou CDF Parnamirim (oitavas), Encanto (quartas) e Extensivo (semifinais) antes de chegar à final contra o Salesiano.
No feminino, o campeão foi o colégio Expansivo, de Natal, que jogará a fase nacional em Aracaju, também em agosto.