Um homem identificado como Janildo Amaro de Oliveira, foragido da Justiça e apontado como liderança de uma facção criminosa com atuação no Rio Grande do Norte, morreu durante uma troca de tiros com a polícia na noite da terça-feira (27), na zona rural do município de Luzilândia, no Norte do Piauí. A ocorrência aconteceu no contexto da Operação Caça-Fantasma, deflagrada de forma integrada pelas forças de segurança do Rio Grande do Norte e do Piauí.
De acordo com a Polícia Militar do Piauí, Janildo foi localizado em uma casa alugada na localidade Capim Grosso. Durante a abordagem policial, ele recebeu voz de prisão, mas fugiu em direção a uma área de mata nos fundos do imóvel e passou a atirar contra os agentes de segurança.
Segundo a PM, diante da agressão, os policiais reagiram em legítima defesa. O suspeito foi atingido, socorrido com vida e encaminhado ao Hospital Estadual Júlio Hartman, na cidade de Esperantina, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Com Janildo, os policiais apreenderam um revólver calibre .38, contendo quatro munições intactas e duas deflagradas, além de três aparelhos celulares. Todo o material foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Esperantina para os procedimentos cabíveis.
Ainda conforme a Polícia Militar, esta foi a quinta morte registrada em confrontos com a corporação no mês de janeiro no Piauí. Entre os casos anteriores, estão suspeitos investigados por furto, roubo, violência doméstica, homicídio e tráfico de drogas.
Histórico criminal
Informações da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) apontam que Janildo Amaro de Oliveira, natural do município de Uiraúna, na Paraíba, liderava uma facção criminosa com atuação predominante em Luís Gomes, no Alto Oeste potiguar. Ele era investigado por envolvimento em cerca de 20 homicídios, além de crimes relacionados ao tráfico de drogas e à venda ilegal de armas, com ramificações em diferentes estados do Nordeste.
Segundo a SSP-PI, após sofrer uma tentativa de homicídio no Rio Grande do Norte, o suspeito passou a se deslocar constantemente entre cidades do Piauí como forma de evitar a captura. Ele já havia sido alvo de operações conjuntas das polícias civis da Paraíba e do Rio Grande do Norte, inclusive em municípios piauienses como José de Freitas e Cabeceiras do Piauí, além de manter bases criminosas em cidades como Piracuruca, Barras, Piripiri, Castelo do Piauí e Cabeceiras.