.jpg)
Associações que representam policiais militares e bombeiros do Rio Grande do Norte emitiram nota recentemente cobrando ao Governo do Estado o pagamento de diárias operacionais atrasadas. As instituições apontam mais de 40 dias que servidores estão sem receber a contribuição pelos trabalhos feitos.
De acordo com a presidente da Associação dos subtenentes e sargentos policiais e bombeiros militares do RN (ASSPMBMRN), subtenente Márcia Carvalho, estão em débito a última dezena de novembro, as três dezenas do mês de dezembro e agora, as diárias operacionais de janeiro – sem as quais, a Operação Verão não teria conseguido funcionar com eficiência. Além disso, ela acrescenta, o repasse das mensalidades das associações representativas – que é descontado diretamente do subsídio dos policiais associados – está retido de forma ilegal pelo Governo.
“O atraso das diárias persistir e acumular até o mês de janeiro é inadmissível, principalmente sendo este o período em que toda sociedade tem contas extras previstas como IPVA, IPTU, gastos escolares, dentre outros, que são necessárias para a arrecadação do estado. Então, esse atraso impacta negativamente o estado como um todo”, complementa Márcia.
Assim como a ASSPMBMRN, a Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do RN (ACSPMRN) recomendou aos policiais que se abstenham de tirar as diárias em razão da falta de pagamento. "Destacamos que a diária operacional é tirada voluntariamente pelos policiais militares sacrificando o seu já escasso período de descanso, o que é feito visando prover um melhor conforto financeiro ao planejamento familiar dos militares. Lembramos que boa parte do serviço diário da Polícia Militar é feito com base no policiamento extraordinário pago com diárias operacionais,o que fica mais significativo no período da operação verão, e que a falta desse policiamento compromete a sensação de segurança da população potiguar", disse o órgão por meio de nota.
Confira a nota na íntegra emitida pela ACSPMRN:
ACS-PM/RN recomenda que policiais militares se abstenham de tirar diárias operacionais em razão da falta de pagamento.
A Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do RN, vem a público denunciar a falta de pagamento das diárias operacionais referente aos meses anteriores, bem como, a falta de uma previsão objetiva de uma data para o respectivo pagamento.
Nesse contexto, a entidade recomenda aos seus associados que se abstenham de tirar as diárias operacionais enquanto perdurar o inadimplemento do pagamento das diárias operacionais vencidas.
Destacamos que a diária operacional é tirada voluntariamente pelos policiais militares sacrificando o seu já escasso período de descanso, o que é feito visando prover um melhor conforto financeiro ao planejamento familiar dos militares.
Lembramos que boa parte do serviço diário da Polícia Militar é feito com base no policiamento extraordinário pago com diárias operacionais,o que fica mais significativo no período da operação verão, e que a falta desse policiamento compromete a sensação de segurança da população potiguar.
A entidade reforça a cobrança junto ao governo do Estado que honre os compromissos financeiros com os policiais militares que saem diariamente às ruas arriscando suas vidas para prestar segurança à população.
Foto: ASSPMBMRN.