Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1366x244px.gif

Política

[VIDEOS] 8x3: STF condena 1º réu dos atos golpistas a 17 anos de prisão por 5 crimes

2023/09/OGhy8JtaKO8XOoLXhV2RUs7F32g8nJ-metaRmlyZVNob3QgQ2FwdHVyZSAyNjM2IC0gKDMpIEJBVEUgQk9DQSBERSBNT1JBRVMgWCBNRU5ET07Dh0EgLSBZb3VUdWJlIC0gd3d3LnlvdXR1YmUuY29tLmpwZw==-.jpg

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) concluiu o julgamento de Aécio Lúcio Costa Pereira, primeiro réu julgado pelos atos golpistas de 8 de janeiro, pelos cinco crimes citados na denúncia da Procuradoria-Geral da República. Pelo placar de 8 votos a três, os ministros decidiram pela condenação dele a 17 anos de reclusão, 100 dias-multa e R$ 30 milhões em danos morais coletivos (valor a ser ressarcido em conjunto com outros réus).

Votaram por essa condenação os ministros: 

Alexandre de Moraes (relator)

Cristiano Zanin

Luiz Edson Fachin

Luiz Fux

Dias Toffoli

Cármen Lúcia

Gilmar Mendes

Rosa Weber (presidente do STF).

Aécio Lúcio foi condenado por dano qualificado, deterioração de patrimônio público tombado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado e associação criminosa. Dos ministros que acompanharam o relator, apenas Cristiano Zanin propôs um cálculo diferente da pena, de 15 anos de prisão.

Segundo o G1, já os ministros Luís Roberto Barroso, André Mendonça e Nunes Marques defenderam que Pereira fosse absolvido parcialmente. Cada ministro, no entanto, apresentou uma tese diferente:

Luís Roberto Barroso: absolvição por abolição violenta do Estado Democrático de Direito, condenação pelos outros crimes;

André Mendonça: absolvição por golpe de Estado, condenação pelos outros crimes;

Kassio Nunes Marques: condenação por dano qualificado e deterioração de patrimônio público tombado, abolição pelos outros crimes.

Veja mais vídeos da repercussão do julgamento: 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado