Um episódio ocorrido durante a primeira Prova do Líder do BBB26 motivou o registro de um boletim de ocorrência por suspeita de intolerância religiosa.
A denúncia foi apresentada por Og Sperle, representante da União Wicca do Brasil e de conselhos ligados à promoção da liberdade religiosa. Com informações da coluna de Fábia Oliveira, do Metrópoles.
O que aconteceu
O caso teve origem em um desentendimento entre as participantes Milena e Sol Vega durante a prova de resistência realizada na terça-feira, 13 de janeiro.
Após deixar a disputa, já na madrugada do dia 14, Milena se referiu à adversária utilizando o termo “bruxa velha”, em tom pejorativo.
Detalhes do boletim
O boletim de ocorrência foi registrado com base na Lei nº 7.716/1989, artigo 20, que trata de crimes resultantes de preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. O motivo presumido do registro é intolerância religiosa.
A ocorrência aponta como lesadas a União Wicca do Brasil, o Conselho Estadual de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa e o Conselho Municipal pela Liberdade Religiosa.
Segundo o registro, o entendimento é de que o uso do termo “bruxa” de forma ofensiva atinge a bruxaria, considerada uma religião reconhecida e protegida pelo ordenamento jurídico brasileiro, assim como outras manifestações religiosas.