Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1920x350px.gif

Internacional

Brasil vai aderir a processo que acusa Israel de genocídio em corte da ONU

GAZA 3.PNG
TUDO SOBRE assassinado do ex-prefeito.gif

O Brasil pretende aderir a uma ação na CIJ (Corte Internacional de Justiça) que acusa Israel de cometer genocídio na Faixa de Gaza.

A noticia é do portal CNN. A informação foi confirmada pelo chanceler Mauro Vieira em entrevista concedida à emissora árabe Al Jazeera.

Vieira disse que o Itamaraty "está trabalhando" no processo de adesão e terá "essa boa notícia em muito pouco tempo".

Questionado sobre o tempo que levou para o Brasil se juntar ao processo, Vieira disse que o país fez um "enorme esforço" para tentar promover negociações para encerrar o conflito.

No entanto, devido aos "últimos desenvolvimentos desta guerra", a diplomacia brasileira decidiu se juntar à África do Sul no principal órgão judicial da ONU (Organização das Nações Unidas).

Em dezembro de 2023, o governo sul-africano deu entrada no processo na CIJ para iniciar procedimentos sobre alegações de genocídio contra Israel pela guerra contra o Hamas em Gaza.

Israel rejeitou as reivindicações e o pedido da África do Sul ao tribunal internacional, dizendo por meio de seu Ministério das Relações Exteriores que a África do Sul "está pedindo a destruição do Estado de Israel e que sua reivindicação não tem base factual nem jurídica".

A expectativa é que o Brasil se junte ao processo ao intervir em nome da África do Sul.

De acordo com uma atualização de abril do tribunal, Colômbia, Líbia, México, Palestina, Espanha, Turquia, Chile, Maldivas, Bolívia, Irlanda, Cuba e Belize apresentaram pedido para intervir neste caso entre África do Sul e Israel.

Entre 7 de outubro de 2023 e 13 de julho de 2025, o Ministério da Saúde de Gaza informou que pelo menos 58.026 palestinos foram mortos e 138.520 ficaram feridos. Isso inclui mais de 7.200 mortos desde o fim do cessar-fogo em 18 de março deste ano.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado