A Câmara dos Deputados poderá gastar mais R$ 64,6 milhões por ano caso seja aprovado o projeto que amplia o número de deputados de 513 para 531 a partir das eleições de 2026. A notícia é do portal Infomoney e foi destaque no Meio Dia RN, com o BG - veja no vídeo acima.
Segundo a matéria do Infomoney, o cálculo que apontou os quase R$ 65 milhões foram feitos pela direção-geral da Câmara dos Deputados, a pedido do deputado Damião Feliciano (União Brasil-PB), relator da proposta.
Segundo o relatório, o orçamento da Câmara já comportaria o impacto financeiro do aumento, com margem para as despesas adicionais. O texto aponta que o Ministério do Planejamento já estima uma ampliação dos limites orçamentários da Casa para os próximos quatro anos, garantindo recursos para o pagamento dos novos deputados a partir de 2027.
O projeto de lei complementar, de autoria da deputada Dani Cunha (União Brasil-RJ), propõe transformar o número atual de 513 deputados em um piso, permitindo que ele aumente automaticamente a cada quatro anos, segundo os novos censos. No entanto, o relator Damião Feliciano foi além, propondo que o total de cadeiras chegue a 531.
A votação do projeto de lei complementar que aumento o número de vagas de deputado federais na Câmara dos Deputados - e de estaduais nas Assembleia Legislativas do Brasil - dividiu a bancada potiguar na Casa. Foram 4 votos favoráveis contra 4 contrários - veja a baixo quem foi favorável e quem foi contra:
- Sargento Gonçalves PL - Não
- Robinson Faria PL - Sim
- Natália Bonavides PT - Não
- João Maia PP- Sim
- General Girão PL - Sim
- Fernando Mineiro PT - Não
- Carla Dickson União - Não
- Benes Leocádio União - Sim
Com a mudança, o Rio Grande do Norte passará de 8 para 10 deputados federais nas eleições do próximo ano. A Assembleia Legislativa do estado, atualmente com 24 deputados estaduais, também será ampliada e passará a contar com 30 parlamentares a partir de 2027.