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Cidades

Urgente: Prefeitura de Natal entra na justiça para liberar tráfego na ponte de Igapó

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O BlogdoDina divulgou, a partir de relatórios, conseguidos com exclusividade, que o canteiro de obras de recuperação da ponte de Igapó instalado pelo DNIT, poderia estar noutro local sem interditar a ponte. Agora, a matéria do Blog levou a Prefeitura do Natal a ingressar com uma ação na Justiça Federal para que o canteiro seja realocado. 

Uma audiência ocorrerá no próximo dia 20 de março. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte diz que não tem como mudar o canteiro, porém promete a entrega da obras para janeiro de 2025. 

Vale destacar que segundo sugestões técnicas do próprio órgão o canteiro deveria ter sido construído em outro local dado como opção.

A decisão impactou diretamente no deslocamento diário de aproximadamente 350.000 habitantes da Zona Norte da Capital. 

A gestão do DNIT simplesmente decidiu ignorar o projeto original e prejudicar a população.

Uma decisão intempestiva do  atual Superintendente Regional do DNIT/RN, determinou (Ordem de Início de Serviços SCT - RN (15543178), sem respaldo em manifestação formal dos Serviços desta SR/DNIT/RN, o imediato início da Execução da Obra de Reabilitação das Pontes sobre o Rio Potengi - lado direito e lado esquerdo, localizadas na BR-101/RN, o que ocasionou a interdição da principal ponte de ligação entre as zonas Norte e Sul da capital, uma vez que o canteiro de obras foi executado sobre a ponte, com a anuência do gestor, ao contrário do que prevê o Relatório R02 (“O canteiro de obras será locado em área antropizada entre Rio Potengi / Faixa de Domínio da Ponte / Unidade do SENAI na Zona Norte). 

Está opção fornecida ocuparia um local que já havia sido utilizado em outro serviço. A recusa para a reutilização teria sido feita pela gestão do DNIT com o argumento de que a área antropizada estaria em recuperação. 

Qual interesse do DNIT em prejudicar a zona norte, tomando essa decisão surpreendente que descobrimos sobre a Ponte de Igapó?

Na análise das disciplinas deste contrato, as áreas técnicas do DNIT, apresentaram as seguintes manifestações:

Da Coordenação de Estudos e Projetos Ambientais (CEPAM)

"Informamos que o Componente Ambiental analisado nesta Coordenação de Estudos e Projetos Ambientais apresenta pendências que poderão ser sanadas com a celebração de reunião técnica com o desenvolvedor do projeto. Em resumo, não há possibilidade de iniciar a obra sem a devida aprovação.” 

Despacho (DNIT) CEPAM em 03/10/23.

Da Coordenação-Geral de Meio Ambiente (CGMAB)

“No que concerne ao Componente Ambiental, a Coordenação de Estudos e Projetos Ambientais indica que foram identificadas pendências na última versão apresentada, se dispondo para agendamento de reunião junto à projetista para sanar as pendências, assim opinamos que a obra não seja iniciada sem que haja aprovação da disciplina.” (em 04/10/23).

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