Encerra-se às 23h59 desta sexta-feira (2), horário de Brasília, o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O pedido deve ser feito exclusivamente pela internet, por meio da Página do Participante, utilizando login do portal Gov.br.
A isenção vale tanto para novos candidatos quanto para os que obtiveram gratuidade no Enem 2024 e não compareceram às provas, desde que apresentem justificativa de ausência.
Quem tem direito à isenção
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), podem solicitar a isenção da taxa:
Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio em escola pública;
Pessoas que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em escolas particulares;
Participantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico);
Estudantes participantes do programa Pé-de-Meia.
Justificativa de ausência no Enem 2024
Candidatos que receberam isenção no Enem 2024, mas não compareceram às provas, também devem justificar a ausência até esta sexta-feira (2), pelo mesmo sistema. A justificativa deve se referir aos dias 3 e 10 de novembro de 2024 (aplicação regular) ou 10 e 11 de dezembro de 2024 (reaplicação).
Entre os motivos aceitos para justificar a ausência estão:
Acidente de trânsito;
Assalto ou furto;
Morte na família;
Maternidade ou paternidade;
Internações médicas;
Trabalho ou atividade escolar no dia da prova.
Cronograma
O resultado dos pedidos de isenção e das justificativas de ausência será divulgado em 12 de maio. Quem tiver a solicitação negada poderá apresentar recurso entre os dias 12 e 16 de maio. O resultado final será publicado no dia 22 de maio.
Importante destacar que, mesmo com a isenção aprovada, o candidato deverá realizar a inscrição no Enem 2025 dentro do prazo previsto no edital, que ainda será divulgado.
Valor da taxa e estatísticas
O valor da taxa de inscrição do Enem 2025 ainda não foi divulgado. Na edição de 2024, o valor foi de R$ 85. Naquele ano, dos 4,3 milhões de inscritos confirmados, 63,6% obtiveram isenção.