O presidente Lula (PT) afirmou nesta segunda-feira, 2, que o Supremo Tribunal Federal (STF), não buscou “protagonismo, muito menos tomou para si a atribuição de outros Poderes”, durante abertura do ano judicial. A informação é do O Antagonista.
Segundo o petista, o Supremo tem sido “o guardião da Constituição”.
“Confiança, porque as instituições cumpriram o seu papel. Esperança, porque o Brasil demonstrou, mais uma vez, que é muito maior do que qualquer golpistas e traidores da Pátria. Nesses últimos anos, o Judiciário tem sido o guardião da Constituição, do Estado Democrático de Direito, e da soberania do voto popular.
O STF não buscou protagonismo, muito menos tomou para si atribuição de outros Poderes, agiu no estrito cumprimento de suas responsabilidades institucionais. Defendeu a Constituição, garantiu a integridade do processo eleitoral e protegeu a liberdade do voto.”
Lula disse que a eleição deste ano poderá ter “desafios”.
“Abuso de poder econômico, manipulação da opinião pública por meio de disparos criminosos de fake news, uso indevido dos algoritmos das plataformas digitais, contratação de influenciadores em redes digitais para atacar adversários, utilização de inteligência artificial para falsificar fotografias, áudios e vídeos de qualquer pessoa”, afirmou.
“É preciso garantir que a Justiça brasileira possa fazer frente às transformações que se impõem de maneira tão veloz e sorrateira“, acrescentou.