O senador de centro-direita Rodrigo Paz, do Partido Democrata Cristão, foi eleito presidente da Bolívia neste domingo (19), apontam os resultados preliminares oficiais do segundo turno.
A noticia é de ANA MANSUR. Segundo o Órgão Eleitoral Plurinacional, Paz obteve 54,58% dos votos válidos, contra 45,42% do ex-presidente Jorge “Tuto” Quiroga, também de direita.
O resultado, de acordo com as autoridades locais, é considerado “irreversível”. O resultado oficial deve ser anunciado em até sete dias.
Nenhum candidato conseguiu mais de 50% dos votos na primeira rodada, realizada em 17 de agosto. O resultado representou uma derrota histórica para o Movimento ao Socialismo (MAS), partido de esquerda fundado por Evo Morales, que dominou a política boliviana por quase duas décadas.
Paz, de 58 anos, é filho de um ex-presidente e tem como vice Edman Lara, ex-capitão da polícia e influenciador digital que mobilizou o eleitorado mais jovem.
Ele defende a descentralização administrativa e o estímulo ao setor privado, sem abrir mão de programas sociais.
A economia fragilizada foi a principal preocupação dos eleitores neste pleito. As exportações de gás natural, principal fonte de receita do país, despencaram nos últimos anos.
A inflação atingiu o maior nível em décadas, e há escassez de combustíveis e dólares. O novo presidente, que tomará posse em 8 de novembro, herdará a pior crise econômica desde o início dos governos do MAS em 2005.