A postura de Vinicius Jr. durante o El Clásico, no último fim de semana, gerou forte repercussão dentro do Real Madrid. A insatisfação do atacante ao ser substituído por Xabi Alonso, expressa de forma pública e seguida por sua ida direta ao vestiário, desagradou tanto aos companheiros de equipe quanto à diretoria do clube, de acordo com o jornal espanhol Mundo Desportivo.
A atitude do jogador gerou desconforto dentro do clube e abriu margem para uma sanção que pode chegar a 53 mil euros (cerca de R$ 333 mil). A direção do Real Madrid não pretende ignorar o caso. Dirigentes consideram aplicar uma punição ao jogador e defendem a autoridade do treinador na condução do elenco.
Segundo informou o portal Metrópoles, de acordo com as normas da liga, em vigor desde 2015, declarações “ofensivas ou maldosas que excedam o direito à liberdade de expressão ou à crítica” contra o clube, seus dirigentes, técnicos ou jogadores são passíveis de punição. Caso o Real Madrid entenda que as ofensas foram direcionadas ao treinador, Vini Jr. pode não apenas ser multado, mas também suspenso de suas funções e ter o salário congelado por até 10 dias.
Ainda de acordo com o jornal, o episódio foi considerado um erro grave de comportamento. Alguns jogadores classificaram a atitude do brasileiro como “ruim” e pouco solidária, reforçando que não foi a primeira vez que Vinicius demonstrou irritação com decisões do treinador.