Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

Ciro Marques


Política

Prefeito do RN preso em operação da Polícia Civil jogou celular e dinheiro pela janela

IMG_3206.webp

O prefeito de Ielmo Marinho, Fernando, tentou jogar um celular e dinheiro pela janela de casa ao perceber que seria alvo de uma operação da Polícia Civil do Rio Grande do Norte. A informação é da própria Polícia Civil. Ele foi preso em flagrante nesta quarta-feira (28) por embaraçar investigação de organização criminosa, ao tentar ocultar provas durante o cumprimento de medidas judiciais.

A ação faz parte da Operação Securitas, deflagrada nas primeiras horas do dia para cumprir mandados de busca e apreensão dentro de uma investigação que apura a atuação de uma organização criminosa, com participação de agente político e de integrante das forças de segurança. As diligências ocorreram em Ielmo Marinho, São Gonçalo do Amarante, Natal e Parnamirim.

Segundo a Polícia Civil, as investigações começaram em 2023 e indicam que o grupo teria estrutura voltada à intimidação de adversários políticos e à prática de outros ilícitos, com núcleo armado e capilaridade político-administrativa. O prefeito é apontado como líder da organização. A apuração cita ainda investigados com mandato legislativo e um policial militar.

Entre os fatos que impulsionaram a investigação, a Polícia Civil cita uma ocorrência em Ielmo Marinho, quando houve notícia de que homens fortemente armados estariam no interior da Câmara Municipal, supostamente para fazer segurança privada de parlamentar e intimidar opositores. Na ocasião, foi apreendido um arsenal com armas e munições, inclusive de calibres restritos .40 e .45, além de outros materiais.

A operação busca reunir novos elementos para esclarecer suspeitas de porte ilegal de arma de fogo, constituição de milícia privada e organização criminosa, além de identificar outros possíveis envolvidos. Ao todo, foram cumpridos sete mandados, com atuação integrada do MPRN e apoio da PMRN.

A Polícia Civil informou ainda que o nome “Securitas” vem do latim e significa “segurança”, em referência ao objetivo de restabelecer a ordem pública e coibir a atuação de grupos armados no ambiente político-administrativo. Denúncias anônimas podem ser feitas pelo Disque 181.

 

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado