O objeto estranho que foi avistado passando pelo Sistema Solar é, na verdade, um cometa que se originou no espaço longínquo e está fazendo uma visita à nossa vizinhança cósmica, segundo a Nasa. A notícia é da CNN Brasil.
O corpo celeste, oficialmente batizado de 3I/ATLAS, foi visto pela primeira vez em 1º de julho deste ano, e vinha intrigando os cientistas sobre sua origem.
A detecção inicial foi realizada pelo telescópio de pesquisa ATLAS (Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System), financiado pela Nasa e localizado em Rio Hurtado, no Chile.
O cometa, que chegou vindo da direção da constelação de Sagitário, é um visitante de fora do nosso Sistema Solar, atualmente localizado a aproximadamente 670 milhões de quilômetros de distância da Terra.
Ele não representa nenhuma ameaça para o nosso planeta, pois manterá uma distância mínima de pelo menos 1,6 unidades astronômicas (cerca de 240 milhões de km) da Terra.
O 3I/ATLAS chegará em seu ponto mais próximo ao Sol por volta de 30 de outubro deste ano, chegando a uma distância de 1,4 unidades astronômicas (cerca de 210 milhões de km) – uma posição que o colocará ligeiramente dentro da órbita de Marte.
Astrônomos de todo o mundo estão engajados na investigação do tamanho e das propriedades físicas do cometa interestelar.
Cometa é visível
O 3I/ATLAS deverá permanecer visível para telescópios terrestres até o mês de setembro deste ano.
Após esse período, ele passará muito perto do Sol, dificultando a observação, mas a expectativa é que reapareça do outro lado do Sol no início de dezembro, possibilitando a retomada das observações e estudos.