Entre treinos, escola e competições, a infância de muitos meninos e meninas no Rio Grande do Norte já é marcada por uma rotina digna de atleta. São famílias inteiras envolvidas em uma agenda que exige dedicação, disciplina e, acima de tudo, amor pelo futebol. Neste Dia das Crianças, o protagonismo também se estende aos pais e mães que fazem parte dessa jornada e correm contra o tempo para acompanhar cada treino, cada convocação e cada gol marcado. Muitos se tornam motoristas, técnicos e, principalmente, fãs e torcedores.
Em novembro, muitos deles estarão juntos na Copa Nova Geração 2025, torneio que promete transformar a experiência do futebol de base no Rio Grande do Norte e na região Nordeste. A primeira edição da competição será realizada de 21 a 23 de novembro, na Casa de Apostas Arena das Dunas, em Natal, e vai reunir mais de 800 atletas de 7 a 13 anos.
Para muitas famílias, as competições representam muito mais do que títulos. Elas são parte de um sonho coletivo, que começa nas escolinhas e cresce a cada oportunidade. O futebol se torna um elo de convivência e aprendizado para os pequenos e para os pais.
Bárbara Mikaella, 23 anos, é esteticista e mãe de Ravi, de apenas 7 anos. A rotina desta família que mora na Zona Norte de Natal é puxada para acompanhar as competições. “É uma experiência única poder acompanhá-lo nos treinos e torneios. É também uma correria porque no dia a dia tem escola, treino, a rotina da minha faculdade. Tem muitas vezes que tem que abrir mão do trabalho e outras programações pra ficar só com ele mesmo".
Ravi começou a treinar futsal muito cedo, por influência do tio, e já chama atenção nas quadras e gramados do estado. Ele estará em ação na Copa Nova Geração pelo URV, de São Gonçalo do Amarante. "Todo dia ele pergunta: ‘Quando vai chegar novembro?’. E a família também fica nessa ansiedade. Está todo mundo ansioso”, conta Bárbara.
Ana Beatriz, 31 anos, é mãe de Luís Miguel, de 8 anos, e reforça que, quando o sonho do filho entra em campo, os pais estão sempre juntos. “É uma loucura, mas ao mesmo tempo é prazeroso. Realmente, hoje a minha agenda passa a ser a dele. Se não tiver treino, aí eu estou livre”.
A empresária conta que Miguel, apesar da dedicação ao futebol, também consegue notas boas na escola. "Dá para conciliar, sim. As notas dele são sempre acima do padrão, inclusive. É a prova de que tem como se conciliar o esporte com o estudo".
O garoto também conta as horas para estar no palco da Copa do Mundo de 2014. "Todos os dias ele fala 'vou jogar no Arena da Dunas, onde o Neymar jogou, onde o Suárez jogou'. A gente compartilha da mesma ansiedade e vai estar na arquibancada torcendo para ele como sempre".
Um torneio pelo respeito
A Copa Nova Geração também vai lançar um olhar especial sobre o comportamento das famílias nas arquibancadas. Durante o evento, será promovido um movimento de conscientização pelo respeito aos pequenos atletas, incentivando uma convivência saudável entre pais, técnicos, jogadores e torcedores.
A proposta é simples: fazer com que a Arena das Dunas seja um espaço para viver emoções genuínas, celebrando o talento, a amizade e o espírito esportivo, do jeito que o futebol merece ser vivido desde cedo.
"As crianças vão estar em campo brincando, se divertindo. Para eles, é uma diversão. Para alguns pais, mexe com um sonho às vezes, e a gente precisa ter esse cuidado. Vamos ter palestras educativas e, no congresso técnico, além dos professores, vamos convidar os pais. No nosso regulamento vamos estabelecer uma punição para os pais que não se comportarem, mas não queremos que isto aconteça, de fato. Esperamos um ambiente de harmonia e celebração ao futebol", conta Paulo Jordão, um dos organizadores do evento.
As inscrições para a Copa Nova Geração podem ser feitas pelo site oficial do evento: https://copanovageracao.com.br.