Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1920x350px.gif

Blog do Bolinha


Esporte

STJD revoga rebaixamento de algoz do América na atual temporada

Foto: Divulgação - União-TO

O União/TO, responsável por eliminar o América na primeira fase da Copa do Brasil 2025 ao vencer por 4 a 2 após estar perdendo por 2 a 0, conseguiu uma reviravolta nos tribunais. O Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) acatou, nesta sexta-feira (10), os embargos apresentados pelo clube e reviu a decisão que havia determinado o rebaixamento da equipe por escalação irregular.

Com a nova decisão, o União garantiu sua permanência na Primeira Divisão Tocantinense. O STJD reconheceu um erro material no julgamento anterior e reduziu a punição de seis para três pontos, alteração suficiente para manter o então campeão estadual na elite. O tribunal também definiu que será disputada apenas uma semifinal entre Tocantinópolis e Gurupi, já que o Araguaína está automaticamente classificado para a final.

Caso Sheik

A punição inicial foi aplicada porque o zagueiro Sheik atuou de forma irregular em um jogo atrasado da segunda rodada do Estadual. O atleta estava suspenso por acumular três cartões amarelos, mas foi escalado contra o Araguaína, partida que terminou com vitória do União por 2 a 0.
O problema surgiu devido a um erro de comunicação do árbitro Fernando Henrique Alcântara na súmula: o terceiro cartão foi registrado apenas no campo de advertências, sem constar na seção de penalidades, o que gerou confusão e levou à utilização do jogador.

Durante o novo julgamento, o relator Sérgio Furtado Coelho destacou que a denúncia se referia a apenas uma partida, o que não justificava a penalização anterior mais pesada. Com isso, a corte aplicou a perda de três pontos e multa de R$ 5 mil, com base no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

Resumo da decisão:

  • Araguaína está garantido na final;
  • Apenas uma semifinal será disputada (Gurupi x Tocantinópolis);
  • União-TO permanece com sete pontos e se mantém na elite;
  • O Batalhão acabou rebaixado.

O Capital, parte interessada no processo, informou que não recorrerá. O Batalhão e a Federação Tocantinense de Futebol ainda não se manifestaram sobre a nova decisão.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado