Oferecimento:

Logo 96FM

som+conteúdo

1366x244px.gif

Política

Natal vai ganhar Centro de Referência para Autismo após revalidação de R$ 1,4 milhão em emenda

carladickson
TUDO SOBRE assassinado do ex-prefeito.gif

Após mais de dois anos de entraves burocráticos, Natal vai finalmente contar com um Centro de Referência no Atendimento de Autismo. A confirmação foi dada pelo Ministério da Saúde à Prefeitura de Natal, que deve retomar as obras ainda esta semana.

O equipamento será instalado na Policlínica Norte, no bairro Potengi, e foi viabilizado graças à revalidação de uma emenda parlamentar no valor de R$ 1,4 milhão, destinada pela deputada federal Carla Dickson (União Brasil-RN) ainda em 2021, durante seu primeiro mandato.

A verba havia sido desabilitada pelo Ministério da Saúde após atraso de mais de um ano na cessão do terreno — que pertencia ao Governo do Estado — e só teve a última assinatura, da governadora Fátima Bezerra, em fevereiro deste ano, quatro dias após o recurso ter sido suspenso por inexecução.

Ao tomar conhecimento da situação, a deputada iniciou articulações em Brasília para recuperar os valores. Foram três reuniões com o Ministério da Saúde, sendo a última no dia 22 de abril, diretamente com o ministro Alexandre Padilha, o que garantiu a revalidação da emenda.

“Essa demanda do autismo é urgente no Rio Grande do Norte e eu não me conformei quando soube que iríamos perder um equipamento tão importante por desleixo. Eu não podia admitir esse absurdo e tive que agir. Graças a Deus deu tudo certo e agora o centro vai sair”, afirmou Carla Dickson.

 

Atendimento multidisciplinar e inclusão

O novo centro oferecerá reabilitação física, auditiva, intelectual e visual, com foco especial no atendimento a pessoas com TEA. O serviço será prestado por uma equipe multiprofissional formada por médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, assistentes sociais, educadores físicos, entre outros.

O objetivo é promover o desenvolvimento de habilidades, ampliar a autonomia dos usuários e facilitar a inclusão social desde a infância até a fase adulta.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado