O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) passará por uma cirurgia de catarata no olho esquerdo nesta sexta-feira (30/1). O Antagonista.
De acordo com comunicado do Palácio do Planalto, na manhã desta quinta-feira (29/1), o petista realizou exames pré-operatórios para realizar o procedimento e segue a rotina de trabalho do dia na Residência Oficial da Granja do Torto, caso de campo da Presidência da República.
A cirurgia de catarata não é considerada de alta complexidade, normalmente sendo segura e rápida. Com isso, o presidente deverá ter alta no mesmo dia. Em 2020, o chefe do Executivo já havia sido submetido ao mesmo procedimento cirúrgico.
Lula retornou de viagem ao Panamá na madrugada desta quinta. No país, ele participou do Fórum Econômico da América Latina e Caribe e teve reuniões bilaterais.
Última cirurgia
Em outubro de 2024, o titular do Planalto passou por uma cirurgia para tratar um pequeno sangramento no cérebro decorrente de um traumatismo craniano após um acidente doméstico.
O episódio ocorreu enquanto petista cortava as unhas do pé, no Palácio da Alvorada, e caiu no banheiro. Ele estava sentado num banco, inclinou o corpo para a frente, e, quando voltou, o banco inclinou e causou a queda.
Ele foi atentido no Hospital Sírio-Libanês em Brasília, mas teve de ir para a unidade do hospital em São Paulo para realizar uma craniotomia a fim de drenar o sangramento do cérebro.
Dois meses depois, em dezembro, após sentir dores de cabeça, o presidente passou por outro procedimento cirúrgico, para complementar a drenagem de uma hemorragia intracraniana. Na época, Lula recebeu alta após ficar internado por seis dias.