O presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou para a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, nesta terça-feira (27) e elogiou a atitude de deixar a Comissão de Infraestrutura do Senado. A notícia é da repórter Ana Isabel Mansur, do R7.
O petista avaliou que a ministra agiu certa ao sair da audiência no colegiado, após bater-boca com parlamentares — o senador Plínio Valério (PSDB-AM) chegou a afirmar que não respeita Marina “como ministra” e se recusou a pedir desculpas pela colocação. Também houve falas consideradas ofensivas de Omar Aziz (PSD-AM) e Marcos Rogério (PL-RO).
Ela foi ao Senado discutir a criação de uma unidade de conservação marinha na Região Norte. Marina também abordou mudanças nas regras de licenciamento ambiental e a exploração de petróleo, por parte da Petrobras, na Foz do Amazonas. Marina também criticou a postura dos senadores.
Ao menos oito ministros do governo federal solidarizaram-se com a ministra pelas redes sociais.
Na ligação com Lula, a ministra também perguntou o estado de saúde do presidente. Nessa segunda (26), o petista teve um quadro de labirintite e vertigem. Ele cancelou as agendas da tarde de segunda para receber atendimento médico em um hospital particular de Brasília (DF).
Lula cancelou a participação em dois eventos nesta terça e se recupera do episódio no Palácio da Alvorada, residência oficial da presidência.