Logo 96FM

som+conteúdo

Banner_SALeLUZ-2026_1366x244px.png

Política

Lula ignorou dívida pública e segurança em convenção

LULA21.PNG

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou oficialmente, no último domingo (2), sua candidatura para reeleição ao Palácio do Planalto. Durante convenção do Partido dos Trabalhadores em São Paulo, Lula discursou por mais de um hora e não abordou a dívida pública federal e a segurança pública.

A noticia é de RAFAEL SOTERO. Segundo apontou a pesquisa Nexus/BTG, divulgada nesta segunda-feira (3), a segurança pública lidera como principal problema do Brasil para 30% dos entrevistados. Entre eleitores do atual presidente, o número oscila para 31%, evidenciando o interesse pela pauta.

Já no âmbito da economia, o custo médio da dívida pública federal no acumulado dos últimos 12 meses subiu para 12,68% ao ano no mês de junho. É o maior patamar desde setembro de 2016, quando o custo médio estava em 12,75%. Os dados são do Tesouro Nacional. Em junho, a dívida pública federal do Brasil subiu 2,61% e alcançou R$ 9,268 trilhões.

A Dívida Bruta do Governo Geral – que compreende o governo federal, o INSS, os governos estaduais e municipais – alcançou R$ 10,4 trilhões, avançando para 81,9% do PIB (Produto Interno Bruno) em junho.

A segurança pública foi identificada como ponto frágil de uma eventual campanha ao longo do mandato. Para ter um discurso a apresentar no palanque, o governo Lula tentou emplacar a PEC da Segurança. A proposta recebeu várias críticas, como governadores reclamando de perda de autonomia.

A polemica foi tamanha que até o momento não houve aprovação. O texto segue parado no Congresso Nacional sem garantia de que será votado.

Em sua fala, o mandatário mencionou em diversos momentos o ex-presidente Getúlio Vargas, em comparação às políticas voltadas aos trabalhadores e à inclusão social, e teceu elogios à conduta do ex-político. Segundo ele, as conquistas trabalhistas necessitam de "sindicato forte", em referência às medidas dos últimos anos, como o fim da contribuição sindical obrigatória.

Também em sua fala, o presidente voltou a reforçar a importância de investimentos na indústria de defesa do Brasil. Segundo ele, o setor deve ser destacado para que "ninguém invada o país para levar o presidente". "Nós precisamos investir na defesa. Quero estar preparado para que ninguém invada o país para levar o presidente", disse o petista.

O discurso ainda alcançou fortes críticas aos casos de violência contra as mulheres. O mandatário admitiu que o país ainda não chegou ao patamar indicado para diminuir os casos, mas que vê processos nas medidas tomadas pelo governo.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de email não será publicado