O potiguar Ítalo Ferreira, natural de Baía Formosa (RN) e atual líder do ranking mundial da World Surf League (WSL), estreou com força na etapa de Gold Coast, na Austrália. Com uma performance consistente, o campeão olímpico garantiu classificação direta para o terceiro round ao somar 16.03 pontos — com duas notas expressivas de 8.03 e 8.00. A informação é do R7.
Ítalo iniciou sua bateria com notas fortes logo nos primeiros minutos, assumindo a liderança e consolidando sua posição com uma segunda onda de alto nível. Apesar da pressão dos australianos Liam O’Brien e Julian Wilson, que somaram 15.77 e 14.07 respectivamente, o potiguar manteve o domínio da disputa e venceu com autoridade.
Brasileiros avançam no primeiro dia de disputas
Além de Ítalo Ferreira, outros oito brasileiros também garantiram vaga direta no terceiro round da competição: Filipe Toledo, Ian Gouveia, Yago Dora, João “Chumbinho” Chianca, Deivid Silva, Alejo Muniz, Miguel Pupo e Samuel Pupo.
Filipe Toledo venceu sua bateria com um total de 12.70 pontos (7.83 + 4.87), enquanto Ian Gouveia ficou com a segunda vaga após somar 10.30, superando o norte-americano Griffin Colapinto por 0.70 de diferença.
Yago Dora avançou com 12.60 pontos e João Chianca passou em segundo lugar na quinta bateria, atrás de Ethan Ewing. Deivid Silva levou a melhor contra dois havaianos na sétima disputa, enquanto Samuel Pupo teve uma das performances mais sólidas do dia, somando 14.67 pontos.
Na nona bateria, Alejo Muniz e Miguel Pupo também avançaram direto, superando o sul-africano Matthew McGillivray. A única exceção entre os brasileiros foi Edgard Groggia, que terminou em terceiro em sua bateria e terá que disputar a repescagem.
Desempenho brasileiro no feminino
Na categoria feminina, Luana Silva foi a única representante do Brasil no evento. Ela terminou em terceiro lugar no round 1, com 10.36 pontos, atrás de Caitlin Simmers (13.23) e Stephanie Gilmore (12.70), e precisará disputar a repescagem para seguir na competição.